Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Relações Internacionais

Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil

Itamaraty usou princípio da reciprocidade | 08.08.24 - 15:11 Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)São Paulo - O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu expulsar nesta quinta-feira (8/8), a embaixadora da Nicarágua no Brasil Fulvia Patricia Castro Matu. O Itamaraty se valeu do princípio da reciprocidade depois de a ditadura de Daniel Ortega ordenar que o embaixador brasileiro Breno Souza da Costa deixasse o país.

Fontes do Itamaraty disseram que ele deve sair da Nicarágua ainda hoje. O gesto da ditadura Ortega foi revelado inicialmente pelo portal local Divergentes e confirmado pelo Estadão. A ordem foi uma retaliação pela ausência do ditador na celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista. Ao ser notificado sobre a queixa, o governo brasileiro chegou à pedir à Nicarágua que ponderasse, mas ficou sem resposta.

A expulsão dos embaixadores é uma gesto grave em linguagem diplomática e marca o distanciamento entre Lula e Ortega. O presidente brasileiro tem relação de longa data com o ditador, que ficou tensionada pela perseguição a padres e bispos na Nicarágua.(Agência Estado)

Leia mais:
Embaixada do Brasil no Líbano pede que brasileiros deixem o país
Celso Amorim diz que é preciso cautela em relação às atas das eleições na Venezuela

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351