A Redação
Goiânia - O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), voltou a falar, nesta quarta-feira (21/8), em criar rede protetiva para as mulheres da cidade. A proposta, que integra o Plano de Governo do candidato, foca em programas de saúde, segurança, e emprego e renda.
Um dos destaques, por exemplo, é a redução do déficit de vagas dos Centros Municipais de Educação (Cmei), em paralelo a facilidade de localização para as trabalhadoras - o que seria efetivado com a implantação de unidades educacionais próximas aos polos industriais da cidade.
Além disso, Vilela também pretende criar um incentivo municipal às mulheres que desejarem empreender e assim poderem trabalhar na própria casa.
Ainda no campo da geração de emprego e renda, o candidato propõe o estímulo à entrada da mulher no mercado de trabalho por meio do programa primeiro emprego. Também serão oferecidos cursos de capacitação em diversas áreas para preparar a mulher para o campo profissional. Para viabilizar as propostas, Leandro Vilela pretende realizar parcerias com o terceiro setor.
Plano de Governo
As propostas foram elaboradas por especialistas na área e contaram com o aval da primeira-dama do Estado Gracinha Caiado, da Deputada Federal Silvye Alves (UB) e da ex-primeira-dama de Aparecida, Mayara Mendanha, lideranças femininas que manifestaram apoio à candidatura do nome da base caiadista.
Vítimas de violência
Vilela destacou ainda a criação de um programa amplo com projetos que vão desde a conscientização contra violências físicas e psicológicas, e contra os assédios morais e sexuais. As propostas foram feitas a partir dos dados de segurança pública.
O objetivo é reduzir a violência por meio de campanhas de conscientização, porém, às mulheres que forem vítimas terão uma série de medidas como o Centro de Referência de atendimento à mulher e a Casa da Mulher Aparecidense, com assistências jurídicas e psicológicas. Àquelas que tiverem medidas protetivas da Lei Maria da Penha receberão visitas constantes de uma equipe para garantir o cumprimento da proteção.
Leandro garante ainda que com a parceria estabelecida com o governador Ronaldo Caiado, que o apoia para prefeito de Aparecida, solicitará o funcionamento das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) também aos finais de semana, quando há maior número de ocorrências.
Humanização da saúde
Na área da saúde, o documento também traz uma lista de cuidados com a mulher. Entre as ações estão a facilidade do acesso a equipes humanizadas na hora do parto, intensificação do trabalho de identificação precoce do câncer de mama e a criação de um caps especializado para elas.