Adriana Marinelli
Goiânia - Após um domingo marcado por cancelamentos de voos devido à densa fumaça que encobriu a capital goiana, o Aeroporto Internacional de Goiânia voltou a operar normalmente nesta segunda-feira (26/8).
O retorno à normalidade foi confirmado pela empresa CCR Aeroportos, responsável pela administração do aeroporto, que relatou a ausência de cancelamentos e o restabelecimento das operações de pousos e decolagens.
No domingo, a nuvem de fumaça resultou em 26 cancelamentos de voos, sendo 13 partidas e 13 chegadas.
Fumaça
Goiânia amanheceu no domingo (25/8) tomada por uma densa e espessa fumaça proveniente de queimadas. O fenômeno começou no início da madrugada e se espalhou por diversos pontos da cidade.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) já havia emitido, na sexta-feira (23/8), um boletim alertando sobre o alto risco de queimadas em todo o estado. O texto ressalta que, neste período, a maioria das queimadas é provocada por ações humanas e enfatiza a importância da conscientização ambiental para evitar a propagação desses incêndios, que são prejudiciais às unidades de conservação.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Goiás registrou 897 focos de incêndio entre 1º e 24 de agosto. No total, o estado contabiliza 2.462 focos de incêndio desde o início de 2024, número que está ligeiramente abaixo dos 3.160 registrados em 2023.