José Abrão
Goiânia – A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promovem, durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), uma competição que vai escolher o melhor mel do Brasil.
Estande do Sistema Faeg/Senar (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
O evento começou nesta terça (27/8) e termina na quinta (29/8) no Centro de Convenções de Goiânia. “O estande traz algo inédito que é o concurso de mel. Em que se avaliou mais de 250 amostras de produtos de todo o país. E finalizamos aqui com essa degustação do júri popular em que as pessoas poderão avaliar a qualidade do mel, tanto claros como escuros”, explica o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Em Goiânia serão apresentadas as 10 amostras finalistas. Aquele que for escolhido o melhor mel brasileiro receberá um prêmio em Brasília. Mais de 270 produtores de mel de 22 estados entraram na disputa.
Amostras disponíveis para degustação (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Em Goiás, há predominância do cipó-uva, um mel mais claro. Segundo o IBGE, em 2022, o Brasil produziu 60,9 mil toneladas de mel e exportou 36,9 mil toneladas, correspondente a 60,5% da produção nacional. O consumo no país é de 60 gramas e a média mundial é de 240 gramas.
“Além disso, estamos mostrando aqui todo o portfólio do Senar no que tange à capacitação, ao trabalho da federação, ao agro, que são responsáveis por grande parte da exportação do nosso Estado e do nosso país”, completa o superintendente.
Paralelamente ao concurso, o Senar Goiás promove uma demonstração de Realidade Virtual em Apicultura, e apresenta o novo curso EAD Comercialização e Mercado de Grãos.
Apicultura em realidade virtual (Foto: Letícia Coqueiro/ A Redação)
O curso é gratuito e abrange a cadeia completa de comercialização – do planejamento até a gestão, apresenta as complexidades das oscilações do mercado, os desafios dos fatores climáticos e ambientais na produção e na comercialização, passando pela gestão de riscos e a aplicação de métodos de precificação. A capacitação
está disponível no portal do Senar.