Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio ambiente

Brasil já registou mais de 154 mil focos de calor este ano

Levantamento foi feito pelo Inpe | 02.09.24 - 16:14 Brasil já registou mais de 154 mil focos de calor este ano (FOTO: marcelo camargo/agência brasil)

Brasília - O Brasil iniciou o mês de setembro com mais 154 mil focos de calor registrados este ano, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O maior número de frentes de fogo está na Amazônia, que concentra 42,7% dos focos registrados no domingo (1º) e nesta segunda-feira (2).
 
De acordo com o Inpe, como esses dados são gerados por imagens de satélite, que variam em captação de áreas entre 375 metros quadrados (m²) e 4 quilômetros quadrados (km²), cada foco pode representar uma ou várias frentes de fogo ativas. Da mesma forma, uma frente de fogo muito grande pode ser captada por mais de um satélite e representar mais de um foco de calor.
 
Na comparação com os dados divulgados no último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no sábado (31), os focos de calor continuam avançando pelos biomas brasileiros, em relação ao registrado até o dia 27 de agosto, até quando já haviam sido captados pouco mais de 112 mil focos de calor no país. Embora a Amazônia seja o bioma mais atingido, por causa da extensão de seu território, o município mais afetado foi Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde o bioma predominante é o Pantanal e foram detectados 4.245 focos. Já o segundo município mais atingido foi Apuí, no Amazonas, onde houve 3.401 focos até o dia 27 de agosto.
 
De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), a área da Amazônia que já foi consumida pelo fogo em 2024 ultrapassou 5,5 milhões de hectares e o Pantanal já perdeu 2,5 milhões de hectares até esse domingo.
 
Combate
O MMA informou que atualmente atuam na Amazônia 1.468 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
Já no Pantanal, esses órgãos atuam com 391 profissionais, que se somam a outros 343 das Forças Armadas, 79 da Força Nacional de Segurança Pública e dez da Polícia Federal. Também estão sendo empregadas 18 aeronaves e 52 embarcações do governo federal.
 
Na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal determinou o prazo de 15 dias para que o governo federal reforce o número de pessoas e de equipamentos no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia. No dia 10 de setembro, o cumprimento da medida deverá ser avaliado em audiência de conciliação que tratará de três ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) que tratam do tema. (Agência Brasil)

Leia mais:

Bombeiros somam mais de 20 ocorrências de fogo em vegetação em 1 dia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.09.2024 16:28 Murillo de Araujo Lima

    Ao ler uma notícia como essa, sempre me indago: queimadas como essa, são causadas pelo simples efeito da própria natureza ou pela ação humana ? Ou será que podemos considerar que seja os dois fatores ? Pois bem, talvez uma das respostas que melhor reflete o nosso dia a dia, pode estar na segunda opção! Mas como assim? Que ações seriam essas? Basta observamos ao nosso redor. O verde da nossa flora quase não aparece mais. Onde deveríamos enchergar que seja mato ou terra vermelha, estamos percebemos um amontado de lixo. Pessoas passam pelas ruas e as transformam nos locais de lixos de suas próprias residência (quimbas de cigarros, resíduos plásticos, papéis) e tantos outros itens que é melhor nem citarmos para não chorarmos, até que virou uma rima. Mas bem que poderia ser uma rima se uma música alegre e divertida, mas infelizmente é uma rima que surgiu de maneira involuntária ao relatar essa simples opinião, mas que retrata uma ação voluntária e proposital daqueles que não se preocupam com o nosso bem estar! Um abraço a toda equipe do Jornal A Redação! Murillo de Araújo Lima Educador Social

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351