Michelle Rabelo
Goiânia - Terminou agora há pouco, no início da noite desta quarta-feira (11/9), o julgamento que pode mudar o rumo das eleições municipais de Goiânia. É que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, por cinco votos a dois, impedir a aliança do Partido Progressistas (PP) tanto com o PSD, de Vanderlan Cardoso, quanto com o União Brasil, de Sandro Mabel, indicado pelo governador Ronaldo Caiado. A definição, porém, impacta mais gravemente o candidato do Partido Social Democrático, que tem o ex-vereador Paulo Daher (PP) como vice.
Com o desfecho da sessão do TRE-GO, Vanderlan, além passar a ter menos tempo de propaganda partidária no rádio e na televisão, precisará anunciar um novo nome para o cargo. Ao jornal A Redação, porém, o coordenador de campanha de Cardoso, Samuel Almeida disse que o momento agora é de tentar reverter a decisão dentro da legalidade e não de falar em mudanças na chapa.
"Até agora, em todas as intervenções que o PSD fez em relação à coligação com o PP, as decisões da Justiça nos foram favoráveis. O parecer de hoje não foi bom para ninguém. Ou seja, também não perdemos. A aliança com o PP é inteiramente legal e representa o desejo da Comissão Provisória municipal", frisou, adiantando que a sigla vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Samuel explica ainda existem prazos para que a decisão do TRE-GO seja cumprida, o que dá à sigla tempo de se organizar antes de tomar qualquer decisão - o que inclui substituir Paulo Daher . "O despacho ainda está sendo redigido. Precisamos, antes de mais nada, que o PSD seja formalmente comunicado, o que pode levar até quatro ou cinco dias."
Em um cenário mais drástico, o cargo de vice pode ser ocupado pela presidente
licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Sucena Hummel. (Foto: A Redação)
Em um cenário mais drástico, o cargo de vice pode ser ocupado pela
presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, o que daria origem a uma chapa puro sangue. Ao jornal A Redação, ela reforçou que segue à disposição do partido. "Sigo exatamente no mesmo lugar. Desde que decidi me dedicar ao grupo de trabalho responsável por traçar o plano de governo do Vanderlan estou fechada com esse grupo que busca soluções urgentes para Goiânia."
Vanderlan se licencia do Senado para focar na campanha em Goiânia
Vanderlan: “coligação está segura” quanto ao vice pela prefeitura de Goiânia