José Abrão
Goiânia – O empresário Leonardo Rizzo (Novo), que abriu mão da sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia para compor a chapa de Fred Rodrigues (PL) no posto de candidato a vice-prefeito, define a decisão de unir forças com Fred como algo pragmático, mas também por questões ideológicas. Para ele, o papel do vice-prefeito é ser o "zelador" da prefeitura: alguém que aconselha o prefeito e monitora as demandas da cidade e das secretarias.
“É a lógica do processo eleitoral. Nosso partido não tem tempo de TV nem grande estrutura financeira, mas apresentamos um plano de governo extremamente interessante. Conversamos com outros candidatos, pois havia interesse em composições”, afirmou Rizzo, o segundo entrevistado em uma série de sabatinas promovida pelo jornal A Redação com candidatos a vice-prefeito em Goiânia.
Embora outros candidatos tivessem interesse em aliança, Rizzo destacou que Fred foi o único com propostas alinhadas ao Novo. “Quando conheci Fred, vi que é um jovem de 39 anos, bem-intencionado, com o ideal de transformar Goiânia em uma cidade onde as pessoas sejam respeitadas. Sua gestão propõe meritocracia e ausência de indicações políticas”, explicou.
A aliança foi vista como natural, dado o movimento do Novo em nível nacional, que se aproximou do PL no Congresso, especialmente via o deputado Marcel Van Hattem. Rizzo convidou os eleitores a conhecerem o plano de governo nas redes sociais dele e de Fred Rodrigues. “Tenho certeza de que o caminho é esse. Queremos fazer uma transformação, um choque de realidade em Goiânia”.
Entre as propostas da chapa, estão a valorização e ocupação do Centro, levando o poder público de volta à região e integrando transporte e cultura na Região da 44. “O Centro, quando ocupado por pessoas com bons salários, já está revitalizado. O problema é que tiraram tudo o que dava vida ao local”, comentou.
Um casamento feliz
Rizzo comparou a relação do vice-prefeito com o prefeito a um casamento, onde o vice aconselha e cuida. “Eu seria o olho do prefeito em todas as obras, em todas as secretarias, para dizer o que está funcionando, o que não está funcionando, o que está acontecendo. Eu não quero que esses problemas cheguem ao prefeito. Eu quero que ele tenha liberdade de governar”, afirmou o empresário, dizendo que ficaria responsável, se eleito vice, pelos “afazeres diários” da gestão.
O empresário ainda ressaltou que o secretariado seria composto por técnicos, e os resultados teriam de aparecer. “Queremos apoiar as iniciativas, realizar reuniões quinzenais e ser a menor distância entre o prefeito e seus secretários”, afirmou.
Para Rizzo, a chapa formada com Fred representa o verdadeiro "novo" para Goiânia. “Analise todos os candidatos. Qual deles nunca foi candidato a prefeito de Goiânia? Todos já têm quase 40 anos de história política. A linguagem é a mesma, todos com media training em dia. A verdade está com Fred, que é autêntico, o resto é enganação”, concluiu.
Série de entrevistas
O jornal A Redação realiza nesta semana uma série de entrevistas com os candidatos ao cargo de vice-prefeito de Goiânia para as eleições municipais deste ano. A programação começou nesta terça-feira (17/9) com Bartira Macedo (PSDB), vice na chapa de Matheus Ribeiro (PSDB), e Leonardo Rizzo (Novo), vice na chapa de Fred Rodrigues (PL). O objetivo é ampliar o debate sobre os planos e propostas.
As entrevistas são realizadas na sede do jornal A Redação, localizada no Setor Sul, em Goiânia, com duração média de 20 minutos. As matérias serão publicadas no mesmo dia das entrevistas, com divulgação nas redes sociais do jornal. Confira o cronograma completo:
18/9 (quarta-feira), às 9h: Tenente-coronel Cláudia (Avante), vice na chapa de Sandro Mabel (UB)
18/9 (quarta-feira), às 14h30: Professor Jerônimo Rodrigues (PSB), vice na chapa de Adriana Accorsi (PT)
19/9 (quinta-feira), às 9h: Professora Luciana Amorim (UP), vice na chapa do Professor Pantaleão (UP)
19/9 (quinta-feira), às 14h30: Jaroslaw Daroszewski Fernandes - Darô Fernandes (Mobiliza), vice na chapa de Rogério Cruz (Solidariedade)
20/9 (sexta-feira), às 14h30: Sucena Hummel (PSD), vice na chapa de Vanderlan Cardoso (PSD)
Leia mais
Bartira propõe políticas públicas integradas para desenvolvimento de Goiânia