A Redação
Goiânia - Há 149 dias sem chuva, Goiânia ainda deve sofrer com o tempo seco e quente pelo menos até o dia 30 de setembro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o instituto, a probabilidade de chuvas na capital ainda é muito baixa, embora um pouco de umidade tenha gerado áreas de instabilidade em Goiás nos últimos dias.
"Ainda estamos no período de estiagem e as temperaturas bastante elevadas permanecem em Goiás", afirmou a coordenadora do Inmet, Elizabeth Alves. Segundo ela, a probabilidade de chuva para Goiás começa a aumentar a partir do dia 29 de setembro. "Depois de 29 de setembro começa a ter mudanças, favorecendo a chegada de umidade e das chuvas, principalmente na região Sudoeste do Estado", disse.
Após o dia 30, a umidade vai se espalhar pelo estado e aumentar a probabilidade de chuva para Goiânia. Entre o dia 30 e até dia 5 de outubro, Goiânia terá condições de chuva. "Vai entrar uma frente fria associada à umidade vinda da região Norte", explicou.
Onda de Calor
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as temperaturas seguem altas em todo o estado neste final de semana. Na capital, a máxima chega a 38ºC. "Em Jataí, onde tivemos chuva, a temperatura já voltou a subir, passando dos 37ºC", exemplificou André Amorim, gerente do Cimehgo.