Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

eleições 2024

Cidades goianas somam mais de 600 candidatos a prefeito

Confira as estatísticas do TSE | 30.09.24 - 11:58 Cidades goianas somam mais de 600 candidatos a prefeito 1° turno será no dia 6 de outubro (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia -
 As cidades goianas registraram um total de 19.967 candidaturas para os cargos de Prefeito e Vereador, analisadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Dentre elas, 18.950 foram aprovadas, incluindo algumas que ainda estão em recurso. Ao todo, 616 candidatos disputam cargos de prefeito, enquanto 17.785 concorrem às cadeiras nas câmaras municipais, distribuídas em todos os 246 municípios do estado.
 
Confira a situação das três maiores cidades do estado:
 
Goiânia
Na capital, a Justiça Eleitoral recebeu 705 pedidos de registro de candidatura, dos quais 662 foram considerados aptos para prosseguir na disputa. Goiânia terá sete candidatos à Prefeitura: Fred Rodrigues, Vanderlan Cardoso, Matheus Ribeiro, Adriana Accorsi, Rogério, Mabel e Professor Pantaleão. Além disso, 649 pessoas disputam as cadeiras na Câmara Municipal.
 
Anápolis
Em Anápolis, foram registrados 395 pedidos de candidatura, com 388 confirmados pela Justiça Eleitoral. Na corrida pela Prefeitura, cinco candidatos disputam a vaga: Márcio Corrêa, José de Lima, Hélio da Apae, Antônio Gomide e Eerizania Freitas. Para o Legislativo municipal, 378 candidaturas foram aprovadas.
 
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, 504 candidaturas foram oficializadas, das quais 464 foram aceitas pela Corte Eleitoral. Três candidatos concorrem à Prefeitura: Leandro Vilela, Professor Alcides e Willian Panda. Para a Câmara Municipal, 458 candidaturas foram autorizadas.
 
Candidaturas únicas
Até o momento, 20 municípios de Goiás terão candidaturas únicas para o cargo de prefeito. Nesses casos, o candidato ou a candidata que obtiver a maioria dos votos válidos será eleito(a), desconsiderando os votos em branco ou nulos. Assim, em tese, um único voto válido pode ser suficiente para a proclamação do resultado.
 
Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a mesma regra se aplica: a votação ocorrerá apenas para um único candidato, que poderá conquistar a maioria dos votos válidos já no primeiro turno, não havendo a possibilidade de segundo turno.
 
A urna eletrônica funcionará da mesma forma, apresentando apenas o nome do candidato ou da candidata.
 
DivulgaCand
Para informações detalhadas sobre as candidatas e os candidatos do país, os eleitores também podem acessar o sistema DivulgaCandContas do TSE. Além das consultas individuais das candidaturas e a prestação de contas, é possível verificar as seguintes informações:
 
ranking de doadores e fornecedores;
limite de gastos de campanha e de contratação;
sobras de campanha;
total de recursos arrecadados;
dívida de campanha;
financiamento coletivo;
gastos de campanha;
comparativo entre candidatos. 

Leia mais
STF veta verba para eventos que exaltem ditadura

 



Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351