Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ALERTA

Morte de peixes no Rio Piracanjuba preocupa moradores de Morrinhos

População suspeita de chuva ácida | 09.10.24 - 19:55 Morte de peixes no Rio Piracanjuba preocupa moradores de Morrinhos Peixes encontrados mortos no Rio Piracanjuba (foto: Júlio César Camargo)

Caroline Louise

Goiânia
A morte em massa de peixes no Rio Piracanjuba, em Morrinhos, acendeu um alerta entre os moradores da região. O episódio, que foi registrado nos últimos dias, deixou o leito do rio repleto de peixes mortos, gerando apreensão e levantando suspeitas sobre as causas desse desastre ambiental.
 
Um leitor do jornal A Redação enviou vídeos denunciando a tragédia e afirmou que a população suspeita que o fenômeno esteja relacionado à chuva ácida, que pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente.
 
Confira os vídeos:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Redação (@jornalaredacao)

 
O que é a chuva ácida? 
A chuva ácida ocorre quando poluentes, como óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, liberados principalmente pela queima de combustíveis fósseis, reagem na atmosfera com vapor d’água, formando ácidos que precipitam com a chuva. Essa precipitação ácida, ao atingir rios, lagos e solos, pode alterar o pH da água, tornando-a mais ácida e prejudicial à fauna aquática, incluindo os peixes.
 
Caso se confirme a suspeita de chuva ácida, será necessário um monitoramento rigoroso. A reportagem do jornal A Redação entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), mas a pasta ainda nao havia sido informada sobre a situação em Morrinhos.

Leia mais:
Furacão Milton: Brasileiros na Flórida relatam nervosismo e medo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 10.10.2024 09:49 Renato

    Chuva ácido de que se por aqui não existem tantas indústrias ou fontes de poluição que seja tão grande e intensa para um fenômeno como esse? Acredito mais em poluição direta provocada por agrotóxicos ou algo parecido. Alguém deve ter responsabilidade sobre isso.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351