A Redação
Goiânia - Nove sindicatos de categorias musicais de Estados como Goiás, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins realizam o 1º Encontro dos Sindicatos de Músicos do Brasil (1º Esmub). O evento ocorre no Hotel Windsor Plaza, em Copacabana, nos dias 1 e 2 de novembro de 2024.
O Sindicato dos músicos profissionais do estado de Goiás, um dos mais enganjados na luta por melhores dias para a categoria, será representado por seu presidente, Moka Nascimento, que estará levando reivindicações e sugestões em prol da classe musical brasileira.
O evento conta com apoio da Federação Internacional de Músicos (FIM) e do SindMusiRJ. A programação inclui um seminário sobre temas relevantes para a classe musical, como plataformas de streaming; direitos trabalhistas; acordos coletivos; saúde e segurança no trabalho; inteligência artificial e seus impactos nos músicos e na indústria; e liberdade, igualdade e equidade no setor musical.
Eduardo Nascimento de Souza, do Escritório Regional do Ministério da Cultura no RJ; Dr. Edson Júnior, advogado da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística no RJ; Leonardo de Marchi, professor da UFRJ e autor do livro A Indústria Fonográfica Digital: Formação, Lógica e Tendências; Cesar Andrade Machado de Morais, Coordenador-Geral de Regulação de Direitos Autorais e Intelectuais do MinC; Luciana Requião, Diretora do Trabalho no SindMusiRJ; Patrícia Rodrigues, representante do Movimento das Mulheres Sambistas do RJ; e Hudson Lima, Coordenador de Ópera e Música de Concerto da Funarte são palestrantes confirmados no evento.