Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás Inclusivo

Governo lança plano de inclusão de pessoas com deficiência

Municípios terão centros de atendimento | 03.12.12 - 10:26
A Redação

Goiânia
- Com o objetivo de promover o acesso e maior autonomia a pessoas com deficiência, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cidadania e Trabalho, lançou nesta segunda-feira (3/12) o Plano Estadual Goiás Inclusivo. O lançamento foi feito pelo governador Marconi Perillo em solenidade no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. Todo o projeto é baseado na integração dos setores envolvidos com a causa e articulação de políticas públicas sobre o tema.  


 
A finalidade básica do plano é promover a inclusão social e a acessibilidade de portadores de deficiência. A política pública está estruturada em cinco eixos: inclusão social, acessibilidade, atenção à saúde, educação, esporte e lazer. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha, o projeto foi pensado com base em princípios como respeito e dignidade. 

Compõem o plano a criação de Centro Estadual de Referência aos Municípios no atendimento a pessoas com deficiência, a implantação de residências inclusivas, a criação de Centros-Dia para pessoas com deficiência e a ampliação do atendimento nas unidades do Vapt Vupt para concessão do passe livre intermunicipal e atendimento especializado, entre outros.

No âmbito da acessibilidade, a ideia é acabar com as barreiras que impedem o acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a sistema de transporte coletivo, logradouros, vias e prédios públicos, assim como  a implantação de uma Central de Intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para atendimento às demandas dos órgãos do Governo e demais entidades públicas estaduais.

Ações
Também estão previstas a criação de telecentros de inclusão digital, a construção e reforma de  unidades habitacionais de interesse social, a promoção de ações de difusão da informação acerca de acessibilidade no Sistema de Inventário Turístico (Sistur) e a  realização de cursos em Centros de Capacitação Profissional para formação profissional de pessoas com deficiência.

O plano prevê ainda ampliar o atendimento nos Centros Especializados em Reabilitação e adiquirir  equipamentos para implantação de serviços de reabilitação física em Centros Especializados em Reabilitação nos municípios de Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Cavalcante, Santo Antônio do Descoberto, Porangatu, Caldas Novas, Rio Verde, Pirenópolis e São Miguel do Araguaia.

A implantação de serviços de reabilitação visual, a disponibilização na rede pública estadual de saúde de exames neonatais – teste da orelhinha, do olhinho e triagem auditiva – para todos os recém-nascidos e a implantação de serviços de referência estadual de atenção à saúde auditiva e a realização de campanhas de prevenção às deficiências também compõem as metas estabelecidas neste eixo do plano.

Por fim, nas áreas da educação esporte e lazer, serão firmadas parcerias com entidades especializadas, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação e a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel). Entre as ações estão previstas as aquisições de computadores adaptados com softwares e comunicação alternativa para estudantes com deficiência, materiais esportivos adaptados para as unidades escolares e aquisição de materiais esportivos para as praças e os ginásios esportivos.

Prevenção
Iniciada na semana passada a Campanha de Prevenção de Deficiências realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) será realizada das 12 às 18 horas desta segunda-feira (3/12) no Goiânia Shopping. Técnicos do Centro Brasileiro de Reablitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav) estarão na Praça de Alimentação, piso 3, fazendo testes de acuidade visual gratuitos.

Acontecem ainda durante toda a tarde apresentações artísticas com portadores de deficiência física e a programação é composta por um show musiacal, um dueto de balé na cadeira de rodas e uma apresentação de dança.

O foco da campanha é a prevenção de deficiências física, visual, auditiva e intelectual. Segundo dados do Cebrav 70% das deficiências possuem causas preveníveis e a intenção da organização do evento é mostrar que bastam cuidados pequenos e diários para prevenir. Alguns exemplossão usar cinto de segurança, não beber antes de dirigir, fazer um bom pré-natal e redobrar os cuidados com os acidentes domésticos. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351