Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

2º turno

Após vitória, Mabel anuncia que fará “choque de gestão” em Goiânia

Empresário falou à imprensa ao lado de Caiado | 27.10.24 - 19:40 Após vitória, Mabel anuncia que fará “choque de gestão” em Goiânia Sandro Mabel concedeu entrevista coletiva ao lado de Ronaldo Caiado (Foto: Reprodução)Samuel Straioto

Goiânia - O empresário Sandro Mabel (União Brasil) venceu o segundo turno das eleições em Goiânia neste domingo (27), derrotando o candidato Fred Rodrigues (PL) em uma disputa acirrada. Mabel conquistou 55,53% dos votos válidos, totalizando 353.518 eleitores a seu favor, enquanto Rodrigues obteve 44,47%, com 283.054 votos. Mabel concedeu entrevista coletiva ao lado de seu principal apoiador, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), acompanhado de outras lideranças na frente do Palácio das Esmeraldas.

 A vitória marca o retorno de Mabel à vida política, após ter atuado como deputado federal e ter tentado a prefeitura em 1992. Ao final da apuração, ele anunciou que sua administração será marcada por um “choque de gestão”, prometendo medidas rígidas para enfrentar os desafios que a cidade enfrenta, com foco principal nas áreas de saúde, finanças e segurança pública.

Mabel prometeu foco total na saúde, considerada por ele como o setor mais urgente a ser reorganizado na cidade, além de destacar a importância de uma transição tranquila e transparente.

Transição
O prefeito eleito falou sobre a importância de uma transição tranquila com o atual prefeito, Rogério Cruz, e destacou que começará a montar sua equipe de transição imediatamente, para assegurar um início de governo organizado e eficaz.

"Amanhã, nós vamos procurar criar uma equipe de transição, falar com o prefeito, e eu tenho certeza de que ele vai cooperar. Nós vamos fazer uma transição tranquila, onde possamos pegar bons veículos, boas equipes e entrosar com a nossa equipe", disse Mabel, sinalizando que a integração com a gestão atual ocorrerá sem dificuldades.

O novo prefeito já traçou algumas metas de trabalho para serem executadas logo no início de sua administração. Segundo ele, a partir do dia 2 de janeiro, a Câmara Municipal estará convocada para votar um pacote de medidas essenciais que visam, entre outros pontos, organizar as finanças e iniciar a reforma da máquina pública.

 “Já conversei com vários vereadores, e a partir do dia 2 de janeiro, a Câmara estará convocada para discutir e votar esse pacote de reformas que vamos apresentar. Não temos tempo a perder, e vamos começar o trabalho desde o primeiro dia de mandato”, disse Mabel.

Choque de gestão
Um dos maiores desafios que a nova gestão enfrentará é o déficit financeiro que, segundo Mabel, deve superior a R$ 1,5 bilhão. Mabel teme atraso em folhas salariais, em virtude da situação fiscal de Goiânia.

Para lidar com esse cenário, o prefeito eleito já anunciou a necessidade de um “choque de gestão”. Entre as primeiras medidas estará o enxugamento da estrutura administrativa, visando reduzir o tamanho da máquina pública.

"Precisamos enxugar o tamanho da máquina. Vamos dar um choque forte, porque nós vamos entrar devendo um bilhão e meio, com folhas salariais atrasadas. A estrutura será modificada logo no início", afirmou.

Mabel destacou a saúde como a área que mais preocupa. Ele mencionou que, diante do colapso atual, o setor será o foco número um da sua gestão. Para demonstrar seu comprometimento, o novo prefeito prometeu que o seu salário será destinado diretamente ao sistema de saúde até que a situação seja resolvida.

“Enquanto eu não consertar a saúde, vou pegar o meu salário de prefeito e depositar na conta da saúde. Não vai resolver tudo, mas é uma forma de mostrar meu compromisso com a área”, afirmou Mabel, sinalizando que a prioridade será pagar os fornecedores e organizar os serviços essenciais a partir de janeiro.

Corrupção
Outro ponto destacado por Sandro Mabel foi a transparência e a intolerância com a corrupção. O prefeito eleito garantiu que, durante sua gestão, não haverá espaço para desvios ou corrupção, comprometendo-se a fechar todos os "ralos" existentes na administração pública.

“Vamos fechar os ralos que possam existir. Não haverá espaço para qualquer tipo de corrupção na nossa administração. A minha tolerância com corrupção é zero”, reforçou.

Mabel também indicou que acompanhará de perto algumas das principais pastas de sua gestão, como a Secretaria de Saúde e a Companhia de Urbanização (Comurg), para garantir que os serviços sejam eficientes e os problemas, resolvidos.

Segurança pública
Além da saúde, Mabel também mencionou a segurança pública como uma das áreas prioritárias de sua gestão. Para ele, Goiânia deve se tornar uma das cidades mais seguras do Brasil, e a cooperação com o governo estadual será fundamental para alcançar esse objetivo.

“Nós vamos fazer um sistema de inteligência conjunto na área de segurança pública. Tenho certeza absoluta que não vai ser apenas a capital mais segura, mas também a região metropolitana mais segura do país”, afirmou, destacando a parceria com o governador Ronaldo Caiado, que também pertence ao partido União Brasil.

A cooperação entre prefeitura e governo do Estado foi destacada como uma aliança estratégica não só para a segurança, mas também para o desenvolvimento de outras áreas da cidade.

Caiado
O governador Ronaldo Caiado, também presente na coletiva no Palácio das Esmeraldas, celebrou a vitória de Mabel e destacou o alinhamento político como um fator importante para o progresso de Goiânia e da região metropolitana. Caiado ressaltou que a eleição de Mabel fortalece ainda mais a parceria entre governo estadual e municipal, algo que ele acredita ser essencial para a gestão pública eficiente.

“Nós quebramos um tabu nessas eleições. Vencemos em todos os municípios da região metropolitana. Goiânia agora terá um prefeito alinhado com o governo do Estado, e isso vai acelerar o desenvolvimento da cidade. Nosso objetivo é unir forças e trabalhar juntos para melhorar a vida da população”, disse Caiado.

O governador afirmou ainda que a responsabilidade agora é ainda maior, destacando a necessidade de trabalho árduo e determinação. "A eleição acabou, e agora é hora de unir a cidade. O nosso papel é de gestor, de trabalhar em conjunto. Vamos escrever uma nova página para Goiânia", completou.

Região metropolitana
Mabel também mencionou a importância de trabalhar em conjunto com as cidades vizinhas, como Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira e Hidrolândia, para garantir o desenvolvimento integrado da região metropolitana.

 Ele agradeceu o apoio de prefeitos da região durante a campanha e afirmou que a cooperação será essencial para enfrentar os desafios comuns, especialmente na área da saúde e da segurança.

"Estamos felizes com essa vitória, foi uma vitória suada e dura, mas isso já passou. Agora vamos trabalhar juntos. Eu, Leandro Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia, e os demais prefeitos da região metropolitana, vamos fazer um trabalho em conjunto. Queremos que Goiânia e a região se desenvolvam de maneira integrada", destacou Mabel.

Medidas emergenciais
Outro setor que receberá atenção imediata é a limpeza urbana. Mabel mencionou que, assim como a saúde, a coleta de lixo e a manutenção das vias públicas serão reorganizadas já nos primeiros dias de sua gestão. Ele afirmou que espera contar com o apoio da gestão atual para adiantar algumas medidas, mesmo antes de tomar posse.

“A limpeza urbana também precisa de uma ação rápida. Se o atual prefeito topar, podemos começar a trabalhar antes mesmo da posse. Queremos dar uma nova cara para Goiânia logo nos primeiros dias”, explicou.

Além disso, o novo prefeito prometeu que, a partir de janeiro, todas as contas serão analisadas detalhadamente e que, mesmo com os desafios financeiros, os serviços essenciais não serão interrompidos.

“Nós vamos garantir o pagamento do mês de janeiro e vamos parcelar as dívidas anteriores. Nosso objetivo é colocar Goiânia para funcionar, e vamos fazer isso com segurança e transparência”, finalizou.

A população de Goiânia, por sua vez, aguarda com esperança as primeiras medidas do novo prefeito, especialmente na saúde e na segurança, áreas que afetam diretamente o dia a dia dos cidadãos. Agora, todos os olhos estão voltados para janeiro, quando Mabel finalmente tomará posse e começará a colocar suas promessas em prática.

Leia mais:
Leandro Vilela é eleito prefeito de Aparecida de Goiânia
Márcio Corrêa é eleito prefeito de Anápolis com 58,56% dos voto

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351