A Redação
Goiânia - Com o início do feriado prolongado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu, nesta sexta-feira (15/11), uma alerta sobre a necessidade dos motoristas redobrarem a atenção ao saírem de viagem. O comunicado integra a Operação Proclamação da República que, além de reforçar a fiscalização de ações que agravam as consequências de acidentes, com atenção especial ao não uso do cinto de segurança, item essencial para reduzir os riscos de ocorrências como saída de pista, tombamento e capotamento, também frisa a importância da cautela diante dos temporais, que causas alagamentos e deixam as pistas escorregadias.
Nos últimos dias, as rodovias goianas, especialmente as BR-060 e BR-153, enfrentam problemas com alagamentos e acúmulo de água em trechos, o que representa riscos significativos para motoristas. Os pontos críticos incluem o km 79 e 92, na BR-060 em Anápolis; na BR-153 o km 439 em Anápolis, km 505 e 506 na região dos motéis; e 514 próximo ao Arroz Cristal, em Goiânia, requerem muita atenção e cuidado por parte dos viajantes.
Em dias de chuva intensa, a água chega a empossar, podendo arrastar veículos ou causar panes mecânicas. Nestes casos, as orientações são PRF são:
- Manter a calma e avaliar a situação antes de prosseguir;
- Estacionar o veículo em local mais alto e seguro, se possível, até que o nível da água diminua;
- Evitar áreas com água acima da metade da roda, pois a água pode entrar no motor e causar danos graves;
- Atentar para objetos na pista, como galhos e buracos, que podem danificar pneus e suspensão;
- Não realizar manobras bruscas, como acelerações ou frenagens intensas, para manter o controle do veículo;
- Priorizar a segurança e, em casos de dúvida, aguardar a água baixar é essencial para evitar acidentes.