A Redação
Goiânia - Uma pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aponta que, em 2023, 53% dos estagiários brasileiros se declararam pretos ou pardos, o maior percentual desde o início do levantamento, em 2021. O estudo, conduzido pelo IPEC, também revelou que esse índice é ainda maior nas regiões Nordeste (72%) e Norte (70%).
De acordo com Maria Nilce, superintendente de Ação Social e Filantropia do CIEE, os índices dialogam com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. “A pesquisa nos mostrou que os estagiários ouvidos estão refletindo a diversidade da população brasileira, o que implica em um mundo do trabalho e acadêmico mais inclusivo e diverso”, conta.
Perfil
Segundo o levantamento, em nível nacional, 69% dos estagiários são mulheres, têm em média 25 anos e 80% frequentam o ensino superior. A bolsa-auxílio, remuneração recebida ao longo do contrato de estágio é de R$1.108,10 e a média do contrato é de 16 meses.
CIEE - 60 anos
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
Leia mais:
Prefeitura de Goiânia disponibiliza 200 vagas em cursos de qualificação