A Redação
Goiânia - Na noite desta segunda-feira (2/12), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), voltou a tratar do tema segurança pública, ao publicar em seu Instagram parte da entrevista que concedeu ao programa Canal Livre, da BandNews, no último domingo (1º/12). No recorte, ele aparece garantindo que, em Goiás, cadeia não é sinônimo de regalia. "Todas as benesses foram cortadas e as regras são rigorosamente cumpridas", diz o chefe do Executivo estadual.
A postagem ocorre dias depois que a Caiado anunciou uma série de
ações com o objetivo de reforçar a segurança nos presídios de Goiás pela Polícia Penal - trabalho que se estenderá até o dia 5 de janeiro, em razão das festas de fim de ano.
Dentre as diversas medidas a serem adotadas, destaque para o aumento do efetivo de servidores nas unidades prisionais e intensificação das operações de revistas (gerais e estruturais), do patrulhamento nas imediações dos presídios e de abordagens dos reeducandos monitorados com equipamento eletrônico.
Queda na criminalidade prisional
Praticamente todos os índices criminais dentro das unidades prisionais geridas pela Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) foram reduzidos desde 2019. Destaque para as rebeliões: a última registrada foi em fevereiro de 2021, e sem óbito. Outro ponto relevante é a apreensão de armas de fogo dentro dos presídios. O último registro foi em 2022 (4).
"Controlar as penitenciárias foi uma das nossas primeiras medidas para conter o avanço da criminalidade em Goiás.
Desde então, o sistema penitenciário tem funcionado conforme sua finalidade legal: o cumprimento da pena", traz outro trecho da entrevista que Caiado compartilhou nesta segunda-feira (2/12). "Os resultados são evidentes: ruas mais seguras e tranquilidade para os goianos", completa o governador.