A Redação
Goiânia - O Centro de Goiânia recebe 137 novas mudas de árvores, nesta quinta-feira (5/12), na Rua 8, esquina com a Avenida Paranaíba. A ação faz parte da 4ª etapa do programa Rearboriza Goiânia. O objetivo é de revitalizar a arborização urbana. O programa também orienta moradores e comerciantes sobre os cuidados necessários para a preservação das árvores.
"Estamos realizando o plantio de espécies tanto nativas do Cerrado quanto exóticas, escolhidas após análise técnica para garantir que não causem transtornos à infraestrutura do local, como calçadas e fiações. Em locais com fiação, optamos por espécies de até quatro a cinco metros. Já onde não há fiação, utilizamos espécies de maior porte para melhor sombreamento", explicou a bióloga e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro.
O assessor da presidência da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Ormando Pires, destacou a continuidade do trabalho. “Somente nos últimos quatro anos, foram plantadas mais de 400 mil árvores. O objetivo é sempre levar qualidade de vida por meio da arborização urbana”. Acompanhando a ação da Amma, o empresário Marcelo Almeida reforçou a importância do projeto. "É muito importante ter esse plantio para melhorar a arborização no Centro. Vou cuidar dessa árvore e fazer um gradil com a divulgação da minha empresa”.
Rearboriza
Em dezembro do ano passado, durante a 3ª edição do Rearboriza Goiânia, foi realizado o plantio de 170 mudas de árvores, sendo 110 na Avenida Araguaia, que possui dois quilômetros, e 60 mudas na Avenida Tocantins, que possui 800 metros. A 2ª etapa do Rearboriza aconteceu em junho de 2023 na Rua Quintino Bocaiúva no Setor Campinas. A via recebeu 150 mudas que foram cuidadas pela Amma e pela população em 3,78 quilômetros, rearborizando o bairro considerado o mais quente e menos arborizado de Goiânia por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em junho de 2021, a Amma realizou a primeira edição do Rearboriza Goiânia, com o projeto piloto na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), no Setor Sul, que se transformou, então, na via mais arborizada de Goiânia. A rua havia sido arborizada anos atrás, mas perdeu tal característica após a retirada de árvores, muitas das quais já doentes, e a expansão do comércio na região.