Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Atividade do Comércio marca alta de 0,7% em novembro, indica Serasa Experian

Combustíveis foram destaque | 25.12.24 - 08:34 Atividade do Comércio marca alta de 0,7% em novembro, indica Serasa Experian Crescimento foi de 4,5% em relação a 2023 (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
A Redação

São Paulo
– O mês de novembro foi marcado por uma alta de 0,7% nas vendas do varejo físico brasileiro, conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, “esse resultado é positivo e pode ser atribuído a fatores como a disponibilidade do 13º salário e o início das compras de Natal. Já em relação a Black Friday, como as pessoas dão preferência em fazer suas compras online, a data não tem um impacto significativo no índice”.
 
Ainda de acordo indicador, o setor de “Combustíveis e Lubrificantes” foi o que teve a maior alta no período (1,9%), seguido por “Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios” (1,6%). “Veículos, Motos e Peças” não registrou variação no período.
 
Variação anual mostrou aumento
No comparativo entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 4,5%. Nesse cenário, o setor de “Veículos, Motos e Peças” teve a maior expansão, de 12,5%, seguido por “Material de Construção” (5,8%), “Combustíveis e Lubrificantes” (4,6%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (1,9%), Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,8%) e Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (1,7%).
 
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
 
Leia mais
Turistas brasileiros injetarão R$ 148 bi na economia durante o verão

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351