A Redação
Goiânia - Depois do desabamento, no último domingo (22/12), da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta Tocantins e Maranhão, uma estrutura similar, localizada na cidade goiana de Nova Glória, passou por uma vistoria encabeçada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), em parceria com a Defesa Civil. A força-tarefa, cujo relatório será divulgado nos próximos dias, foi montada nesta sexta-feira (27/12), após o engenheiro e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Rodrigo Carvalho da Mata, comparar o sistema estrutural das duas pontes, ambas construídas na década de 1960.
Em vídeo publicado no Instagram, Rodrigo Carvalho explica que a estrutura de Goiás, que passa sobre o Rio das Almas, no km 284 da BR-153, tem 360 metros de comprimento e é composta por dois pórticos isostáticos, apresentando sinais preocupantes que demandam atenção urgente. Em tom de denúncia, ele lembrou que as cargas máximas permitidas passaram de 32 toneladas (NB2, 1950) para até 45 toneladas (NBR 7188), enquanto veículos modernos transportam até 74 toneladas.
Outra preocupação de Carvalho é em relação a falta de um pilar central para sustentar o peso da ponte de Nova Glória. Assim, apesar do reforço externo, com cabos de aço, feito no local, ainda há risco da estrutura ruir. Segundo Rodrigo, a ponte do Estreito, que rompeu no Maranhão, também foi reforçada dessa maneira.
Condições seguras
Responsável pela via, a concessionária Ecovias do Araguaia negou que a estrutura esteja comprometida. “Entendemos que recentes casos envolvendo pontes em outras regiões podem gerar apreensão, mas reforçamos que a disseminação de informações sem a devida avaliação técnica pode provocar interpretações equivocadas, causando preocupações desnecessárias entre os usuários”, disse em nota.
A empresa afirma que, anualmente, são realizadas avaliações técnicas por especialistas em todas as pontes e viadutos do sistema rodoviário sob sua concessão. "No caso específico da Obra de Arte Especial (OAE) sobre o Rio das Almas, a estrutura passou recentemente por uma avaliação detalhada, sem identificar qualquer patologia que comprometa sua capacidade estrutural. Além disso, com o avanço das obras de duplicação previstas para o trecho sob nossa administração, a ponte será submetida a intervenções de alargamento e demais adequações, seguindo o padrão das melhorias já entregues nas pontes sobre o Córrego Pouso do Meio na BR-153, Rio Baião e Rio Lajinha, na BR-414, e sobre o Córrego Cancela, na BR-080", traz o documento.
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