A Redação
Goiânia - O influenciador e ativista goiano João Vitor de Paiva venceu em 2024 inúmeros desafios e se consagrou como o embaixador da inclusão neste ano. O jovem mostrou que consegue superar a si próprio e lutar para que mais pessoas também consigam espaço onde desejar, seja no universo acadêmico, em relacionamentos ou em ambientes profissionais.
Só em 2024, o jovem conseguiu finalizar gravações de filmes, realizou dezenas de palestras em Goiás e em todo o Brasil para combater o capacitismo, participou de podcast sobre o tema e foi classificado para o Top 3 do prêmio iBest na categoria Diversidade e Inclusão.
Além disso, ele foi nomeado como jovem ativista do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e se tornou uma das cinco pessoas no Brasil que estão entre as cem lideranças jovens globais. João Vitor apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como tema a síndrome de Down e o treinamento resistido. Ele também iniciou o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
João Vitor recebeu, ainda, a Medalha do Mérito Anhanguera, concedida pelo governo de Goiás, em reconhecimento ao trabalho pela inclusão. Nas redes sociais, o trabalho foi intenso e fez com que João Vitor ultrapassasse a marca de 700 mil seguidores no Instagram. Devido a notoriedade, ele realizou um grande sonho: teve a oportunidade de discursar em um evento da Unicef ao lado do quadrinista Maurício de Sousa, em São Paulo.
Por fim, ele foi destaque no site da Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e se tornou tema da música Perto de Mim, dos cantores Zeca Baleiro e Necka Ayala, um presente para João Vitor de Paiva e sua namorada Rafaela Fonta, em comemoração ao aniversário de um ano de namoro do casal.
Quem é João Vitor de Paiva
João Vitor de Paiva nasceu e mora em Goiânia. O jovem é apaixonado por viajar, dançar, namorar, ir ao cinema, explorar novos restaurantes e se manter atualizado no mundo digital. O influenciador tem se destacado nacionalmente, conquistando reconhecimento por todo o Brasil, por meio de suas redes sociais, onde compartilha seu dia a dia e luta pela causa da síndrome de Down.
João Vitor é formado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), tem síndrome de Down e é um ativista digital engajado na luta pela inclusão. O Influenciador também foi homenageado na Câmara Federal pelo seu trabalho em desconstruir os estigmas associados à Síndrome.
Reconhecido como um dos cinco influenciadores com deficiência mais importantes do Brasil, o jovem goiano foi agraciado com a Comenda da Ordem Anhanguera, a mais alta condecoração concedida pelo governo de Goiás a um cidadão. Este reconhecimento é um testemunho de seu impacto significativo e contínuo na sociedade.
Leia mais
Goiano João Vitor de Paiva ministra 15 palestras sobre inclusão em 3 meses