Caroline Louise
Goiânia - No Setor Sul, um dos bairros mais tradicionais de Goiânia, problemas de infraestrutura e manutenção urbana estão chamando atenção. A poucos metros da Praça Cívica e do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, o cenário inclui calçadas irregulares, lixo acumulado e placas de sinalização caídas ou penduradas.
Moradores e empresários da região têm expressado insatisfação com a falta de cuidados por parte do poder público, principalmente na Rua 94. Um empresário, estabelecido no local desde 1967, desabafa: “Pagamos um dos IPTUs mais altos de Goiânia e nossas calçadas estão tomadas pelo lixo. Não há varrição nem coleta de lixo. Moradores de rua dormem na porta das empresas e sujam as calçadas. Passamos os últimos 4 anos abandonados pela prefeitura. Pedimos ao prefeito Sandro Mabel que mude esta triste realidade e zele pelo Setor Sul".
Imagens enviadas por leitores do jornal A Redação mostram calçadas deterioradas e obstruídas por lixo e vegetação, dificultando o tráfego de pedestres, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. Em um outro ponto, entulho acumulado no passeio público reforça o problema do descarte irregular de resíduos. Apesar de ser uma área nobre e central, a ausência de fiscalização adequada e manutenção tem prejudicado a circulação e a segurança dos pedestres.
Rua 94, Setor Sul (foto: enviado via WhatsApp)
A precariedade na sinalização é outro problema evidente. Placas estão tortas, penduradas ou parcialmente destruídas.
Rua 94, Setor Sul (foto: enviado via WhatsApp)
Moradores e frequentadores da região pedem uma resposta mais efetiva por parte das autoridades. Além de limpeza e reparos imediatos, há solicitações por fiscalização mais rigorosa para coibir o descarte de lixo e maior atenção à acessibilidade.
O jornal
A Redação entrou em contato com as pastas responsáveis da Prefeitura de Goiânia para questionar sobre a ausência de manutenção na Rua 94.
Confira as notas na íntegra:
Comurg:
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informa que uma equipe operacional está no Setor Sul fazendo a roçagem do mato alto nas áreas públicas que compõem o Projeto Cura.
A Comurg também coloca à disposição dos cidadãos um canal de comunicação via WhatsApp, para solicitações, basta entrar em contato pelo número (62) 99855-8555.
Consórcio Limpa Gyn:
A remoção do entulho será realizada. A população deve ligar no 3093-9223 ou entrar no site do Consórcio Limpa Gyn (www.consorciolimpagyn.com.br) e solicitar o serviço. O pedido entra na programação de atendimento.
O descarte irregular está muito grande neste mês. Temos em Goiânia cerca de 1 mil pontos de descarte irregular. A população precisa deixar nos ecopontos.
Seplanh Goiânia
Até a publicação desta matéria, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação ainda não havia se pronunciado. O espaço segue aberto.
Leia mais
Goianienses esperam reparos em postes sem iluminação desde abril de 2024