A Redação
Goiânia -
Para dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito, a Prefeitura de Goiânia lança, nesta terça-feira (14/1), a conversão à direita em quatro cruzamentos da capital, de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (Set). Em nota, a pasta adiantou que a conversão deve observar normas de segurança para evitar acidentes, com atenção especial aos pedestres.
Os primeiros pontos, que começam a valer nesta terça-feira (14/1), estão localizados no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico. Nestes pontos, a conversão poderá ser feita mesmo diante do sinal vermelho do semáforo. Para tanto, é necessário que haja sinalização específica no local da mudança.
O lançamento será feito pelo prefeito Sandro Mabel e, segundo o chefe do Executivo municipal, a indicativa é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "O objetivo é reduzir o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito, fator que prejudica a fluidez nas vias", destacou.
A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
Para melhor adaptação dos motoristas e certificar a segurança dos pedestres, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.
Planejamento
De acordo com a Set, a identificação dos cruzamentos com perfil para a direita livre se deu após estudos de tráfego, que avaliaram as condições de trânsito da capital. Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre.
“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontua o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.
A Set informa que o pedestre tem prioridade. Por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.
“Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explica o prefeito Sandro Mabel.
Pontos mapeados pela Set:
- Avenida T-7 com a Avenida C-4
- Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins
- Avenida Independência com a Rua do Contorno
- Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015
- Avenida Milão com a Rua das Orquídeas
- Avenida T-9 com a Rua Flemington
- Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena
- Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis
- Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa
- Praça Santos com Avenida C-206
- Avenida Independência com Rua 6-A
- Avenida Portugal com Avenida T-8
- Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco
- Rua do Chumbo com Rua Cariri
- Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal