O comandante também comentou o decreto Nº 12.341, que atualiza as regras sobre o uso da força pelas polícias. Para ele, o decreto impõe desafios, dificultando a ação policial. "Devemos coibir abusos, mas essas medidas muitas vezes favorecem a ação criminosa. O policial enfrenta um oponente assimétrico, que não respeita a legislação", pontuou.
Um caso registrado recentemente em São Gonçalo foi mencionado durante a entrevista. Na ocasião, policiais flagraram um suspeito armado durante uma abordagem, apesar de o homem ter afirmado que estava desarmado. O episódio foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais.
"O que deve ser ressaltado é o profissionalismo dos policiais e o preparo demonstrado ao identificarem a arma oculta", afirmou ao destacar a "complexidade do trabalho das forças policiais no Brasil".
2025
Para 2025, o foco será intensificar as operações realizadas no ano anterior, com destaque para a continuidade da Operação Torniquete, no Complexo do Alemão. A ação, que visa desidratar financeiramente o tráfico de drogas do Comando Vermelho, resultou, apenas no dia 15 de janeiro, na prisão de 18 pessoas, recuperação de 42 veículos roubados e apreensão de mandados de prisão em aberto.
Desde o início da operação, em setembro de 2024, cerca de 300 prisões foram realizadas e mais de sete mil toneladas de barricadas foram retiradas nas entradas das comunidades. A investigação revelou que o tráfico na região movimentava cerca de R$ 21 milhões, com 5 mil operações financeiras ativas.
"O caminho para respostas efetivas é trabalhar com informações de inteligência para ações mais cirúrgicas. Essa operação tem trazido resultados muito interessantes", concluiu o coronel Marcelo de Menezes.