Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Balanço

Comandante da PM do RJ celebra queda de homicídios e cita desafios para 2025

Estado enfrenta aumento de confrontos | 16.01.25 - 12:03 Comandante da PM do RJ celebra queda de homicídios e cita desafios para 2025 Coronel Marcelo de Menezes (Foto: reprodução)José Abrão
 
Goiânia – O secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro e comandante-geral da Polícia Militar (PMERJ), coronel Marcelo de Menezes, destacou os avanços na segurança pública fluminense em 2024. Entre os principais resultados estão a apreensão de 638 fuzis e a redução de 15% na letalidade violenta, incluindo homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. No entanto, o Estado enfrenta desafios em outras áreas, como o aumento nos casos de roubo de cargas.  

De acordo com Menezes, houve aumento dos confrontos entre policiais e criminosos no Estado. Segundo ele, o cenário foi impulsionado pela mudança na liderança da principal organização criminosa do Rio de Janeiro. "Essa liderança assumiu uma postura extremamente expansionista e agressiva, o que fez com que houvesse um aumento nos enfrentamentos. A opção do criminoso foi buscar esse confronto", explicou em entrevista exclusiva à reportagem do jornal A Redação

O comandante também comentou o decreto Nº 12.341, que atualiza as regras sobre o uso da força pelas polícias. Para ele, o decreto impõe desafios, dificultando a ação policial. "Devemos coibir abusos, mas essas medidas muitas vezes favorecem a ação criminosa. O policial enfrenta um oponente assimétrico, que não respeita a legislação", pontuou.

Um caso registrado recentemente em São Gonçalo foi mencionado durante a entrevista. Na ocasião, policiais flagraram um suspeito armado durante uma abordagem, apesar de o homem ter afirmado que estava desarmado. O episódio foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais. "O que deve ser ressaltado é o profissionalismo dos policiais e o preparo demonstrado ao identificarem a arma oculta", afirmou ao destacar a "complexidade do trabalho das forças policiais no Brasil". 

2025

Para 2025, o foco será intensificar as operações realizadas no ano anterior, com destaque para a continuidade da Operação Torniquete, no Complexo do Alemão. A ação, que visa desidratar financeiramente o tráfico de drogas do Comando Vermelho, resultou, apenas no dia 15 de janeiro, na prisão de 18 pessoas, recuperação de 42 veículos roubados e apreensão de mandados de prisão em aberto.  
 
Desde o início da operação, em setembro de 2024, cerca de 300 prisões foram realizadas e mais de sete mil toneladas de barricadas foram retiradas nas entradas das comunidades. A investigação revelou que o tráfico na região movimentava cerca de R$ 21 milhões, com 5 mil operações financeiras ativas.  
 
"O caminho para respostas efetivas é trabalhar com informações de inteligência para ações mais cirúrgicas. Essa operação tem trazido resultados muito interessantes", concluiu o coronel Marcelo de Menezes.  
 
Leia mais
Comandante da PMERJ elogia Coronel Granja em Goiás: “muita competência”

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351