A Redação
Goiânia - Na quinta-feira (16/1), o governador Ronaldo Caiado sancionou um pacote de projetos de lei que atualizam planos de carreira e asseguram reajustes salariais aos servidores públicos estaduais. As medidas, que destinam R$ 1,1 bilhão apenas para 2025, foram aprovadas em definitivo pela Assembleia Legislativa de Goiás na última terça-feira (14/1), durante sessões extraordinárias.
Um dos projetos sancionados prevê um reajuste de 4,83% na data-base, que corresponde à correção anual da remuneração dos servidores, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024. O percentual será aplicado a servidores civis e militares, incluindo ativos, inativos e pensionistas vinculados ao Executivo. A inclusão desse reajuste na folha de pagamento está prevista para maio.
Outras propostas contemplam carreiras específicas, com pagamentos iniciados já em janeiro, beneficiando servidores das Secretarias de Saúde (SES), Segurança Pública (SSP), Educação (Seduc) e da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). No caso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), foi feita uma atualização no plano de carreira dos trabalhadores, sem impacto financeiro adicional.
Na Segurança Pública, servidores da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica terão aumento de 11,68%. Para os tenentes, alunos e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o reajuste é de 5,85%. Na Saúde, a atualização do plano de carreira dos servidores do quadro transitório garante reajuste de 5% e abre possibilidade de modulação da carga horária, caso em que o aumento pode chegar a 25%. Já a revisão do plano de carreira da AGR, que atende 27 servidores, soma impacto de R$ 344 mil.
“Estamos corrigindo injustiças enormes que foram criadas em gestões anteriores, nas quais as categorias eram tratadas de forma diferenciada pelo governo. Além disso, continuamos reajustando anualmente os salários de todos os servidores, sejam efetivos, comissionados e inativos, de forma justa e igualitária, sem distinções”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
“A sanção desses projetos demonstra o compromisso do Governo de Goiás em equilibrar responsabilidade fiscal com a valorização dos nossos servidores. Essa é uma gestão que reconhece o papel fundamental dos trabalhadores do serviço público e busca oferecer condições equitativas para todos. Isso é essencial para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população”, ressalta o secretário da Administração, Alan Tavares.
Leia mais:
Caiado frisa contribuição do Judiciário goiano para quadro fiscal do estado