A Redação
Goiânia - Moradores das ruas 85-C e 85-D, no Setor Sul de Goiânia, se reuniram no último domingo (19/9) para discutir o abandono das praças que fazem parte do histórico Projeto Cura. A falta de manutenção tem gerado problemas como mato alto, lixo, iluminação precária e insegurança. Os moradores, liderados pelo ex-vereador Línio de Paiva, de 88 anos, cobram ações imediatas para recuperar os espaços.
“As praças são espaços cuidados pelos moradores, a manutenção básica é feita por quem paga IPTU caro e agora a taxa de lixo. Aqui temos um problema persistente, no período da seca temos irrigar a vegetação e no período da chuva conviver com mato alto", disse Línio.
O ex-vereador e sua família moram há mais de 40 anos na praça que foi cortada pela avenida Cora Coralina. Ele conta que plantou mais de 40 árvores e muitas espécies de palmeiras. O local recebeu em 2024 uma academia ao ar livre e parquinho infantil que estão abandonados. “Meu vizinho pagou a roçagem na frente de sua casa, ele não suportou os bichos, lixo e a falta de segurança. O mato poderia tranquilamente esconder uma pessoa na porta de sua casa, a iluminação dos postes já não funciona há muito tempo.”
Os moradores cobram uma ação imediata da Prefeitura de Goiânia para impedir que a praça histórica continue sendo usada como uma rua improvisada por motoristas. De acordo com eles, os obstáculos para veículos, quebrados desde a chegada de uma faculdade ao Setor Sul, nunca foram reinstalados. Com a constante passagem de carros, até mesmo o Google Maps passou a reconhecer o trecho como uma via, o que aumenta os riscos para pedestres, especialmente crianças e animais de estimação que utilizam o espaço.
O jornal A Redação entrou em contato com a Prefeitura de Goiânia para obter respostas sobre as demandas, encaminhando os questionamentos às secretarias responsáveis por cada área.
Em nota, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informou que "dentro da programação do Mutirão de 100 Dias, frentes de serviços atenderão todos os bairros de Goiânia, incluindo as vias e praças do Setor Sul".
Confira a nota na íntegra:
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) está com equipes realizando a roçagem de mato alto e a limpeza de canteiros e áreas públicas em várias regiões da cidade. Dentro da programação do Mutirão de 100 dias, frentes de serviços atenderão todos os bairros de Goiânia, incluindo as vias e praças do setor Sul .
A Comurg também disponibiliza o WhatsApp (62) 99855-8555 para solicitações da população.
Leia mais:
Moradores e empresários denunciam abandono da Rua 94 em Goiânia