A Redação
Goiânia - A cidade de Goiânia dá um passo importante na inclusão social e no apoio às famílias com a inauguração de um horário especial no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ceasa. A partir desta quarta-feira (22/1), a unidade de ensino atenderá crianças a partir das 4h da manhã, uma medida pioneira na capital. A iniciativa, proposta pelo prefeito Sandro Mabel, visa suprir a demanda das famílias que atuam no principal centro de abastecimento de Goiás, a Ceasa, e que começam suas atividades ainda nas primeiras horas do dia.
Inicialmente, serão 17 crianças atendidas neste horário, com previsão de ampliação para até 25. Elas serão recebidas por uma professora e duas auxiliares de atividades educativas, em um agrupamento previamente organizado, para participar de atividades de atenção e cuidado pessoal, incluindo momentos de descanso e sono, conforme documento orientador do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
"Nos organizamos para receber essas crianças de mães que trabalham na Ceasa e chegam às 4h da manhã, enquanto o Cmei só abria às 7h. Muitas precisavam acomodar as crianças debaixo das bancas para dormir até esse horário. Agora elas estão confortáveis dormindo na sala de sono, vão tomar café e se juntar aos demais. Em outros Cmeis, o horário pode ser expandido conforme a necessidade, permitindo que as mães tenham mais tranquilidade", explicou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, detalhou que a cidade está sendo mapeada com o objetivo de atender às necessidades das famílias. "Com georreferenciamento vamos nos organizar para atender as famílias onde elas precisam, com a proteção da criança. "A unidade recebeu caminhas, espaço para alimentação, a segurança também foi reforçada. São ações para garantir a qualidade do atendimento às criancas", assegurou a titular da SME. Além da equipe pedagógica, a unidade conta com um servidor administrativo responsável pelo portão e pela limpeza necessária.
De acordo com a diretora do Cmei Ceasa, Fabiane Oliveira Santos, a solicitação dos trabalhadores vem desde a inauguração da instituição. “Os filhos de trabalhadores da Ceasa chegam às 4h e saem às 14h. As demais entram às 7h e saem às 17h30. Com diálogo e planejamento estamos atendendo as crianças naquilo que elas precisam”, destaca a diretora.
O Cmei Ceasa foi inaugurado em 2021 e cedido à Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio de um Termo de Comodato firmado com a União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Uniap). Administrada pela gestão municipal, a unidade atende 88 crianças, de 6 meses a 5 anos de idade, em período integral, beneficiando filhos de trabalhadores do Ceasa e moradores de bairros vizinhos.
Leia mais:
Goiânia terá novo Restaurante do Bem e Casa do Idoso na Região Noroeste