Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE

Caiado entra com ADI contra cobrança do ICMS sobre energia fotovoltaica

Daniel Vilela também assinou documento | 24.01.25 - 12:49 Caiado entra com ADI contra cobrança do ICMS sobre energia fotovoltaica (Foto: reprodução)
Ludymila Siqueira

Goiânia - 
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou, nesta sexta-feira (24/1), que entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre energia fotovoltaica, o mesmo que energia solar. As declarações ocorreram durante a entrega de melhorias do Terminal Novo Mundo, em Goiânia. 

"Entramos com ADI, assinada por mim e por Daniel Vilela, para que realmente seja reconhecida a inconstitucionalidade dessa cobrança e que, a partir daí, tenha a suspensão definitiva", destacou o chefe do Executivo goiano. 

Caiado ainda afirmou que solicitou uma audiência extraordinária junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para alegar que o Estado não concorda com a cobrança. "Não é Goiás que está mudando a lei. Ela foi mudada pelo Governo Federal, faz parte do Marco Regulatório. Ou seja, penaliza uma fonte limpa de energia. Em Goiás, queremos que o cidadão possa emplacar cada vez mais suas fontes de energia fotovoltaicas", enfatizou o governador. 

Cobrança
Em dezembro do ano passado, passou a ser cobrada uma alíquota de 19% do ICMS sobre o uso do sistema de distribuição de energia pelos produtores de energia fotovoltaica. 

O ICMS incide sobre cerca de 66% do valor total da tarifa normal, o que representa uma desvalorização de cerca de 12% da energia produzida por fontes alternativas em relação à convencional.



Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351