A Redação
Goiânia - A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realiza na próxima quarta-feira (29/1), Dia Nacional da Visibilidade Trans, das 08h às 16h, um mutirão voltado à doação de sangue e à retificação de prenome e gênero para a população LGBTQIAPN+.
O evento vai acontecer na Unidade Marista da DPE-GO, localizada na Alameda Cel. Joaquim de Bastos (282) no Setor Marista, em Goiânia (GO). A ação vai ser realizada em parceria do Hemocentro de Goiás e da Unitrans/GO. Será possível realizar agendamento pelo telefone (62) 3157-1040.
As pessoas doadoras de sangue precisam estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansada (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentada (evitar comidas gordurosas nas 4 horas antes da doação), não estar em tratamento com uso de hormônios (testosterona) e apresentar documento com foto emitido por órgão oficial. Além disso, também haverá a possibilidade de realizar o cadastro para doação de medula óssea. Basta apresentar o documento pessoal com foto.
Retificação de documentos
O mutirão também oferecerá atendimento jurídico especializado para a retificação de prenome e gênero, com foco no reconhecimento das identidades de pessoas trans e não-binárias. O atendimento será por agendamento através de
formulário e pode demanda espontânea.
Para retificação de prenome e gênero são necessários estar com os seguintes documentos:
-
RG,
-
CPF,
-
Cópia do Título de Eleitor,
-
Comprovante de endereço atualizado,
-
Certidão de nascimento (se tiver) e
-
Comprovante de hipossuficiência (3 últimos contracheques, 3 últimos extratos bancários ou inscrição no CadÚnico).
Serviço:
Mutirão de doação de sangue e retificação de prenome e gênero
Data: 29/01 (quarta-feira)
Horário: das 08h às 16h
Local: DPE-GO, Unidade Marista – Alameda Cel. Joaquim de Bastos, 282, St. Marista, Goiânia-GO