Adriana Marinelli
Goiânia - Desde segunda-feira (10/2), Goiânia implementou a proibição de estacionamento em algumas das principais avenidas da capital para abrir uma terceira faixa e melhorar a fluidez do trânsito. A medida, que faz parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, no entanto, enfrenta resistência de parte da população e atos de vandalismo.
A Prefeitura de Goiânia informou que pelo menos 30 placas de sinalização que indicavam a proibição de parar e estacionar foram furtadas na região do Jardim Goiás, especialmente na Avenida Jamel Cecílio. Outras placas ainda instaladas foram cobertas com sacos de lixo, dificultando ou impedindo a visibilidade das novas regras de trânsito. De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), os furtos representam um prejuízo estimado em R$ 9 mil aos cofres públicos.
A administração municipal já trabalha para repor as sinalizações e identificar os responsáveis pelos atos de vandalismo.
Mudanças e impacto no trânsito
A nova regra atinge 10 vias estratégicas da cidade, incluindo a Avenida Jamel Cecílio, Avenida 136, Avenida Mutirão e Avenida Castelo Branco. Nesses locais, além da proibição de estacionamento, foram retirados pontos de táxis, caçambas de entulho e outros obstáculos, com o objetivo de garantir a circulação mais fluida dos veículos.
Neste primeiro momento, a fiscalização tem caráter educativo, sem a aplicação de multas. A prefeitura ressalta que a intenção é conscientizar os motoristas sobre as mudanças antes de iniciar a autuação dos infratores. "Estamos sinalizando e orientando os condutores para que se adaptem à nova regra. O foco é a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do trânsito na cidade", destacou Abreu na segunda-feira (10/2), primeiro dia da mudança.
Reação da população e comércio local
A medida, no entanto, tem gerado críticas, especialmente entre comerciantes, que temem prejuízos com a ausência de vagas de estacionamento para clientes. Em resposta, a prefeitura reforçou que está investindo na revitalização da área azul para oferecer novas opções de estacionamento regulamentado nas regiões afetadas. "Sabemos que nem todas as decisões são unânimes, mas buscamos equilibrar a necessidade de mobilidade com os interesses da população", concluiu o secretário.
A iniciativa faz parte do plano de mobilidade urbana de Goiânia, que visa reduzir congestionamentos e otimizar o fluxo de veículos nas principais vias da cidade. A expectativa é que, com a liberação da terceira faixa, os motoristas percebam melhorias significativas no trânsito da capital.
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