Ludymila Siqueira e Andressa Bueno
Goiânia - Comprometido com a defesa das prerrogativas, inovação e fortalecimento da advocacia, Rafael Lara Martins tomou posse para o segundo mandato como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Aos 43 anos, ele se tornou o mais jovem e o primeiro advogado da área trabalhista a ser reeleito na história da seccional.
A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (14/2), no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia, e marcou também a posse dos demais membros da diretoria para o triênio 2025-2027: Thales Jayme (vice-presidente), Talita Hayasaki (secretária-geral), Thaís Sena de Castro (secretária-geral adjunta) e David Soares (diretor-tesoureiro).

Solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (14/2), no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia. (Foto: Cristiano Borges)
A nova gestão da OAB-GO tem como foco a inovação e a modernização da advocacia, apostando na transformação da seccional em um hub de apoio a startups jurídicas. Entre as iniciativas, estão a ampliação dos cursos sobre inteligência artificial e novas tecnologias, além de programas de reestruturação voltados para escritórios com mais de cinco anos de atuação.
"Em 2022 nós dissemos que nossa missão era unificar a advocacia de Goiás. Naquela época, ouvimos que isso era impossível. Hoje porém, chegando em minha segunda gestão, tenho a honra de contar com o apoio de todos nossos membros honorários vitalícios. Todos os ex-presidentes da OAB-GO estão aqui, prestigiando o início desse novo ciclo e endossando a bandeira da união", disse Lara ao dar boas-vindas aos presentes.
Com a oficialização da posse, Lara se torna o primeiro advogado da área trabalhista a ocupar o cargo por dois mandatos consecutivos. Para a nova gestão, com 80,31% dos votos da advocacia, ele conquistou o maior percentual proporcional do país e o recorde histórico da Ordem em Goiás.
Rafael Lara Martins tomou posse para o segundo mandato como presidente da OAB-GO. (Foto: Leo Iran/A Redação)
“Pela primeira vez, uma diretoria ouviu atentamente o clamor da advocacia, que pedia mais união, equidade e respeito às suas demandas, e a classe respondeu a esse chamado. Tenho imenso orgulho de presidir a advocacia goiana ao lado desta gestão, que trabalha incansavelmente para fortalecer a profissão e garantir que cada advogado e advogada tenha voz. Nosso compromisso é claro: seguiremos firmes na defesa da advocacia, lutando por suas causas e direitos, sempre com diálogo, transparência e responsabilidade”, destacou Rafael.
Na mesa principal, nomes como o do governador de Goiás em exercício, Daniel Viela; dos prefeitos de Goiânia, Sandro Mabel; e de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela; e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto; além de diversos representantes do executivo e do legislativo municipal e estadual, e de autoridades da área jurídica, como o advogado Beto Simonetti, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Vilela destacou o papel da OAB no desempenho da administração pública. (Foto: Leo Iran/A Redação)
Substituindo o governador Ronaldo Caiado, Daniel Vilela destacou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil no desempenho da administração pública. "Vejo na OAB um caminho seguro para uma Constituição trazida em vida plena, justa e criadora de futuro. Na OAB-GO, porém, vejo ainda um porto seguro para busca conjunta rumo às soluções que o estado de Goiás espera. A existência desta seccional é uma extraordinária certeza de bons frutos e de vida melhor para nossa gente. A gestão estadual é, com certeza, melhor e mais comprometida por conta desta parceria. Prova disso é a evolução do pagamento a advogados dativos", disse.
Novidades
Lara aproveitou a oportunidade para reforçar a continuidade de algumas ações e adiantar a implentação de outras. Para fortalecer a advocacia, por exemplo, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) oferecerá suporte técnico aos profissionais na utilização das ferramentas do judiciário. Além disso, a gestão garantirá plantões presenciais da Comissão de Direitos e Prerrogativas em unidades do sistema de justiça e segurança pública e atuará para que os honorários da advocacia dativa sejam pagos no mesmo ano do protocolo.
A OAB-GO também ampliará o suporte aos advogados em início de carreira, com a criação de uma trilha de primeiros passos na advocacia, ofertada on-line pela Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA). A inclusão será uma das prioridades, com o lançamento de um programa de conciliação entre advocacia e maternidade. Outro grande projeto da nova gestão será a construção de uma sede moderna para a OAB-GO, em um terreno doado pelo Município, oferecendo melhor estrutura para a classe.
"No mais, vamos continuar levantando a voz, lutando e nos fazendo presentes em absolutamente todas as discussões e causas que envolvam a advocacia, tanto goiana quanto nacional. Faremos isso através do diálogo", prometeu Rafael Lara.
Casag e ESA
A cerimônia desta sexta-feira (14/2), também marcou o início do novo ciclo da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), agora sob a presidência de Eduardo Cardoso Jr., que contará com Larissa Bareato (vice-presidente), Chrissia Bandim (secretária-geral), Ivan Trindade (secretário-geral adjunto) e Rodrigo Guedes (tesoureiro) em sua diretoria.
"Hoje eu renovo o meu engajamento com a advocacia goiana e me comprometo a fazer a Casag mais humana, acessível e empenhada em garantir o bem-estar da nossa classe. Nossa missão é expandir auxílios, aprimorar convênios, fortalecer a assistência, modernizar os serviços e, acima de tudo, criar novos caminhos para que o exercício da profissão seja digno em todas as suas formas", destacou Eduardo. "Juntos, construiremos uma gestão inovadora, eficiente e verdadeiramente comprometida com os anseios da classe", completou.
Na Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, Eduardo Cardoso Jr. assumiu a presidência. (Foto: Divulgação OAB-GO)
Na Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), a nova gestão será liderada por Rodrigo Lustosa (diretor-presidente), ao lado de Dyellber Araújo (vice-presidente acadêmico), Margareth Freitas (vice-presidente executiva) e Diego Vilela (vice-presidente de subseções). A equipe ainda conta com os diretores-adjuntos Amanda Dantas, Gustavo Mota, Mariana Dias, Marina Morais, Thainá Curado e Thiago Ferreira.
Conselho Seccional e Federal
A solenidade também marcou a posse dos novos conselheiros do Conselho Seccional e do Conselho Federal. Essencial para a definição de diretrizes estratégicas da Ordem, o Conselho Seccional será formado por profissionais que atuarão para fortalecer a advocacia em Goiás. (Confira a lista abaixo)
Já os conselheiros federais, diplomados em Brasília, assumiram o compromisso de representar a advocacia goiana em nível nacional. A nova composição inclui: Anna Vitória Gomes Caiado, Ariana Garcia, Marcos César Gonçalves de Oliveira, Pedro Paulo Medeiros, Thaís Inácia de Castro e Wandir Allan.
Lista de conselheiros seccionais
1. Adriano Naves Teixeira
2. Alessandra Leite da Silva
3. Alex Augusto Vaz Rodrigues
4. Alexandre Ramos Caiado
5. Alexandre de Abreu e Silva
6. Aline da Silva Gonçalves
7. Amanda Souto Baliza
8. Ana Cristina de Souza Dias
9. Ana Heloisa Lusvardi de Lima Jacintho
10. Ana Karla Matias de Andrade
11. André Luiz Abrão Junior
12. Andreia Sartório Messora
13. Andressa Rodrigues Pereira
14. Anielle Cristine de Paula Izarias
15. Anna Carolina Miranda Bastos do Valle
16. Anna Vicenza Carramaschi Ribeiro
17. Antônia Samara Lima Mendes
18. Antônio Carlos Barbosa
19. Arcênio Pires da Silveira
20. Arinilson Gonçalves Mariano
21. Auro Borges de Almeida Jayme
22. Benedito Torres Junior
23. Bruna Andressa Buzinhani Araujo
24. Bruna Pereira Borges de Miranda
25. Bruna Vani Assunção Bonifacio
26. Bárbara Queiroz de Melo Alencar
27. Camila Cardoso Guimarães Diniz
28. Carla Sahium Traboulsi
29. Carlos Alves Cruvinel de Lima
30. Carlos André Pereira Nunes
31. Carlos Segurado
32. Claudio Mariano Peixoto Dias
33. Cristhianne Miranda Pessoa
34. Cícero Goulart de Assis
35. Daniel Augusto Pereira Netto
36. Daniel Santos Netto da Silva
37. Danielle Limiro
38. Danilo dos Santos Vasconcelos
39. Deborah Alves de Castro
40. Denner Douglas Gomes Clemente
41. Dimas Rosa Resende Junior
42. Diogo Araújo Alves
43. Edith Costa Antunes Machado
44. Eléia Alvim Barbosa de Souza
45. Emília Amin
46. Esther Sanches Pitaluga
47. Eudis Filipi Novaes Ribeiro
48. Éder Porfiro Muniz
49. Fabiana Accioly
50. Fernanda Pimenta Dourado França
51. Flávia Coelho Torres
52. Flávia Polyanna Feitosa Alves
53. Flávio Buonaduce Borges
54. Frederico Alves
55. George Alexander Neri de Carvalho
56. Gleidson Rocha Teles
57. Gustavo Nogueira Filho
58. Haroldo Ferraz Araújo
59. Hebert Batista Alves
60. Henrique Esteves Alves Ferreira
61. Igor Matheus Rodrigues de Sousa Rezende
62. Isadora Costa Correa Carneiro
63. Isonel Bruno da Silveira Neto
64. João Coelho de Sousa Júnior
65. Jordanna Rodrigues Di Araújo
66. José Antônio Domingues da Silva
67. José Ribeilima Andrade
68. Juberto Ramos Jubé
69. Juliana Lourenço de Oliveira
70. Karina Fatima de Andrade
71. Katia Regina do Prado Faria
72. Kowalsky do Carmo Costa Ribeiro
73. Laura Ferreira Alves de Carvalho
74. Laura Landin
75. Leidiany Alves Reis Vitor
76. Letícia Brandão Lobo
77. Louise Ramiro da Costa
78. Lourival de Moraes Fonseca Júnior
79. Luís Alberto Ferreira
80. Maria Aparecida Oliveira Martins
81. Mariluci Sousa Bueno
82. Marion Cristina Lopes Leão Ribeiro
83. Marllus Augusto Bittencourt dos Santos
84. Marlos Chizoti
85. Mateus Gonçalves de Abreu
86. Matheus de Oliveira Costa
87. Milena Fernandes
88. Mirelle Gonsalez Maciel
89. Murilo Guedes Chaves
90. Mônica Araújo de Moura Jordão
91. Natasha Palma Garcia
92. Nathalya Nogueira da Cunha
93. Nilson Ribeiro dos Santos
94. Pâmmella Cândida de Amorim Pimentel
95. Paola Belle Pimentel de Castro
96. Patrícia Soares Louza
97. Paula Alexandrina Vale de Medeiros
98. Paula Faids Carneiro Souza Sales
99. Pollyanna de Araújo Fleury
100. Ponciano Martins Souto
101. Rafael Pinho de Oliveira
102. Rafaella Barbosa Coelho Peixoto
103. Reginaldo Ferreira Adorno Filho
104. Rodrigo de Souza Magalhães
105. Rogério Rodrigues Rocha
106. Rômulo Wilson Sebba Ferreira
107. Régis Davidson Gonçalves Schmidlin
108. Samuel Balduino Pires da Silva
109. Sara Mendes
110. Simon Riemann Costa e Silva
111. Suelen Garcia de Paula
112. Suelma Oliveira Elias
113. Sérgio Murilo Inocente Messias
114. Tatiana Accioly Fayad
115. Tatiana Givisiez von Kriiger
116. Thanilla Oliveira
117. Thawane Larissa Silva
118. Tomaz Aquino
119. Uigvan Pereira Duarte Filho
120. Walter José de Souza Neto
121. Woshington Luiz dos Reis
Presenças
Entre as presenças na cerimônia de posse, estiveram ainda o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento Cordeiro; a secretária-geral, Rose Morais; a secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro; e o diretor-tesoureiro, Délio Lins; além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto.
Entre as autoridades do Judiciário, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargadora Iara Teixeira Rios; o diretor do Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária em Goiás, juiz federal Marcos Silva Rosa; e a diretora do Foro de Goiânia, Patrícia Bretas.
Ainda, compareceram o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, representando o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes; e o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes.
O procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis; e a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castelo Branco Mariz de Oliveira. A cerimônia também contou com a presença de autoridades políticas, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto; o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela; o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira; e a subprocuradora-geral de Assuntos Administrativos, Luciana Benvida Bettini e Souza de Rezende, representando a Procuradoria-Geral do Estado.
O evento contou com a presença de representantes de diversos conselhos profissionais, incluindo os de Medicina, Economia, Farmácia, Contabilidade, Administração, Química, entre outros. Também prestigiaram a ocasião os desembargadores provenientes do Quinto Constitucional da advocacia: Nicomedes Domingos Borges, Anderson Máximo, Itamar de Lima, Vicente Lopes e Welington Luís Peixoto. Além disso, o evento contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Procon, do Sicoob Unicentro, da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), da Comurg, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), entre outras instituições.
Por fim, a cerimônia teve a participação expressiva dos presidentes das subseções da OAB-GO, reforçando a representatividade e a união da advocacia em todo o estado.