A Redação
Goiânia - O prefeito Sandro Mabel definiu, durante vistoria feita na madrugada desta quinta-feira (6/3), mudanças na sinalização de trânsito da Avenida Castelo Branco, em Goiânia. A via é uma das que serão contempladas pelo Plano Nova Mobilidade. Entre as novidades, estão a proibição de estacionamento em toda a via e a sincronização semafórica. A previsão é que elas entrem em vigor dentro de 30 dias.
As vias adjacentes serão alternativas para os motoristas estacionarem na região. Essas ruas já estão sendo sinalizadas. Outra forma será parar nas calçadas dos estabelecimentos que já contam com essa estrutura.
Outro ponto abordado durante a vistoria foi o cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua Jaraguá. No local, há um semáforo de três tempos que causa congestionamento nos horários de pico. Para reduzir o tempo de espera, o Plano Nova Mobilidade prevê o fim da conversão à esquerda nesse trecho. Desse modo, os motoristas que seguem sentido Terminal Padre Pelágio deverão fazer a conversão na Marginal Cascavel para acessar os bairros. Quem segue no sentido Centro de Goiânia precisará fazer um looping de quadra pelas ruas Benjamin Constant, 205 e Rio Verde para chegar à região de Campinas.
A Avenida Castelo Branco também receberá a sincronização semafórica, um compromisso já anunciado pelo prefeito Sandro Mabel. Um novo software será instalado para integrar os semáforos da via e alguns equipamentos serão substituídos. Atualmente, cerca de 80% dos semáforos de Goiânia são antigos, enquanto 20% possuem tecnologia mais moderna. O mapeamento já foi feito e os aparelhos mais novos serão realocados para pontos com maior necessidade de sincronização, até que a prefeitura consiga renovar todo o sistema semafórico da cidade.
Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o prazo de 30 dias faz-se necessário para a conclusão das obras e da nova sinalização. “Nosso objetivo é garantir um trânsito mais fluido e seguro. A sincronização dos semáforos e o fim das conversões à esquerda nesse cruzamento vão reduzir os congestionamentos, melhorando a mobilidade na região. Em 30 dias, entregaremos esse corredor completamente requalificado para a população”, afirmou o secretário.
Leia mais:
Mabel anuncia troca de 100 mil pontos de iluminação em Goiânia em 100 dias