A Redação
Goiânia - O Programa Brilha Goiânia inicia nesta segunda-feira (10/3) a implantação da nova rede de iluminação pública (IP) da capital. Lançado na última quinta-feira (6/3) pelo prefeito Sandro Mabel, a Parceria Público-Privada (PPP) envolve ações de adequação, modernização, ampliação, operação e manutenção de 100% da rede de iluminação da cidade.
A meta é substituir 100 mil pontos nos primeiros 100 dias de contrato, com a média de 1 mil luminárias de LED por dia. Os 50 mil pontos restantes serão substituídos em até 18 meses. Os trabalhos terão início pela Região Central da capital, com a presença do prefeito Sandro Mabel, às 19 horas, em frente ao Teatro Goiânia.
Ao todo, o Consórcio Brilha Goiânia vai substituir 150 mil dos 178 mil pontos de luz da capital por luminárias de LED. Elas garantirão luminosidade até 3 vezes superior às atuais lâmpadas, com tempo de vida útil até 10 vezes superior e redução de até 65% do gasto com energia elétrica pelo município.
Além das vias públicas, o Consórcio Brilha Goiânia também vai implantar mais de 300 pontos de iluminação de destaque na capital, como parques, praças, prédios públicos, viadutos e elevados, entre outros. O Consórcio também vai ampliar o parque de iluminação pública, de acordo com o crescimento vegetativo da cidade, e atender novas demandas identificadas pela Prefeitura.
O Consórcio Brilha Goiânia disponibilizará para a Prefeitura uma moderna e inteligente central de administração da rede de iluminação ao longo dos próximos 25 anos. Um sistema de automação vai monitorar remotamente (via internet) quase 12 mil luminárias, garantindo a manutenção e eficiência da rede.
Outro avanço que a central vai possibilitar é a criação de canais diretos de comunicação com a população, para solicitações e reclamações, por meio do aplicativo Cidade Iluminada (IOS e Android).
Investimentos:
O Consórcio Brilha Goiânia fornecerá serviço de grande estrutura, em curto espaço de tempo, sem que a Prefeitura tenha de assumir a responsabilidade do investimento inicial de aproximadamente R$ 125 milhões.
Assim, o município poderá diluir o alto investimento com a nova iluminação pública da capital ao longo de 25 anos. Entretanto, praticamente todos os benefícios para a população já estarão presentes nos primeiros meses de operação.
A economia para a Prefeitura, quando toda a nova rede de iluminação estiver implantada, deve passar dos R$ 40 milhões por ano, somente com a conta de energia elétrica.
Diferenciais:
Um dos grandes diferenciais do Consórcio Brilha Goiânia consiste na utilização de luminárias F-Led. De produção própria, tem eficiência luminosa de até 216 lúmens por watt, que proporcionam uma luminosidade potente, super branca e com menor consumo de energia.
A vida útil de até 108.000 horas permite mais de 10 anos de operação contínua, o que reduz significativamente os custos com manutenção e substituição.
Para isto, o Consórcio Brilha Goiânia atuará na produção e instalação de equipamentos de última geração e terá mais de 50 equipes em campo para a substituição das luminárias e modernização da rede de iluminação da capital. Posteriormente, essas equipes farão a manutenção de todo o parque.
Benefícios à população:
A nova e moderna iluminação pública de Goiânia promoverá o bem-estar e maior segurança da população, já que as luminárias de LED fornecem luz clara e intensa. Essa melhoria torna mais eficaz o combate contra a criminalidade e aumenta a sensação de segurança nos bairros.
Haverá também impacto positivo na mobilidade de Goiânia, uma vez que a iluminação de LED permite uma melhor visibilidade das ruas e calçadas e facilita a circulação de pedestres, ciclistas e motoristas.
Além disso, a iluminação LED é projetada para direcionar a luz para baixo, reduzindo a poluição luminosa e preservando a beleza natural da cidade. Com isso, valorizará o patrimônio arquitetônico de Goiânia e incentivará o turismo local. Outro benefício será a economia de energia.
Principais benefícios:
Maior segurança: a nova e moderna iluminação LED fornece luz mais clara e intensa, reduzindo a criminalidade e melhorando a sensação de segurança nos bairros.
Melhoria da mobilidade: permite melhor visibilidade das ruas e calçadas, facilitando a circulação de pedestres, ciclistas e motoristas.
Redução da poluição luminosa: a iluminação LED é projetada para direcionar a luz para baixo, reduzindo a poluição luminosa e preservando a beleza natural da cidade.
Economia de energia: a nova iluminação é até 70% mais eficiente do que as lâmpadas tradicionais, o que resulta em redução significativa do consumo de energia e das despesas públicas.
Valorização da cidade: a iluminação LED pode ser projetada para realçar a beleza arquitetônica da cidade, tornando-a mais atraente para os visitantes e moradores.