A Redação
Goiânia - A 12ª edição do Dia de Cooperar (Dia C Goiás) 2025 foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (19/3), em um evento on-line promovido pelo Sistema OCB/GO. Com o lançamento, as cooperativas goianas já podem começar a planejar, executar e inscrever seus projetos na plataforma oficial. Neste ano, o tema adotado para a campanha é “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o mesmo usado para o Ano Internacional das Cooperativas, que foi instituído pela ONU, para 2025.
O Dia C é o maior programa de responsabilidade social cooperativista do País e reúne as iniciativas e projetos de cooperativas em seus respectivos Estados, sempre atendendo ao sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Em Goiás, no ano passado, as cooperativas presentes em diversos municípios goianos realizaram 164 ações, que envolveram 3,5 mil voluntários e beneficiaram quase 159 mil pessoas. Em todo o Brasil, as iniciativas atingiram cerca de 5 milhões de pessoas.
Durante o lançamento, também foi divulgada a data da grande festa em celebração ao Dia C Goiás. A partir deste ano, passa a ser no último sábado de agosto, que em 2025 será no dia 30 de agosto, no Jardim Botânico de Goiânia. “A festa do Dia C concentra a nossa atenção. Fazemos essa celebração com muito carinho e já se tornou uma tradição em Goiás. É uma oportunidade que temos de divulgar o que é o cooperativismo e o bem que ele faz para as comunidades e para as pessoas”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
A comemoração do Dia de Cooperar é realizada pelo Sistema, sempre com o apoio de cooperativas goianas. No ano passado, na capital, mais de 7 mil pessoas estiveram no parque para participar do evento e aproveitar as atividades oferecidas pela parceria de 38 cooperativas e 12 órgãos públicos do município e do Estado.
Inscrições
A coordenadora de desenvolvimento humano do SESCOOP/GO, Leylle Dantas, reforçou que todas as iniciativas do Dia C estão vinculadas a pelo menos um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para facilitar a mensuração do impacto, as ações são registradas na plataforma diac.bussolasocial.com.br, em que são cadastrados dados, como número de beneficiados, voluntários envolvidos, recursos utilizados e os ODS atendidos. “Neste ano, o prazo para inscrição dos projetos termina em 28 de novembro”, informou.
Objetivos sustentáveis
Durante o lançamento, o professor e mestre em governança e sustentabilidade, Zeca Simões, consultor do Comitê Brasileiro do Pacto Global, destacou a importância de alinhar os projetos do Dia C aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“As cooperativas têm diversas oportunidades para contribuir, seja com programas de alfabetização, inclusão no mercado de trabalho, uso sustentável de recursos hídricos, habitação ou transporte. Não faltam opções”, afirmou.
“Ao falar sobre o Dia C, nós não estamos falando de beneficiar um ou outro grupo. Nós estamos falando de ações diferentes, mas que juntas vão impactar o mundo como um todo. As cooperativas não são empresas de filantropia, mas têm responsabilidade social”, afirmou Zeca Guimarães. Ele ainda enfatizou que a população é sempre a maior beneficiária: “Ao atuar no Dia C, independentemente de qual maneira, vamos beneficiar a comunidade”.