Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

política

Caiado destaca equilíbrio fiscal como base da governabilidade

Governador participou de evento em Brasília | 26.03.25 - 08:00 Caiado destaca equilíbrio fiscal como base da governabilidade (Foto: Secom)
A Redação

Goiânia
Durante o evento “A Necessária Modernização do Estado”, promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou que não é possível haver governabilidade nos estados sem uma eficiente responsabilidade fiscal. Ao lado do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), e do ex-presidente da República, Michel Temer, Caiado apresentou um painel sobre “Contas Públicas”. O evento foi realizado na terça-feira (25/3).
 
O chefe do Executivo goiano sublinhou que o equilíbrio fiscal é a grande coluna de sustentação de uma gestão pública, responsável por dar condições de governabilidade aos gestores. “É preciso ter coragem para tomar medidas austeras. Não podemos tratar esse problema de forma superficial, pois ele tem sido uma chaga enorme para o nosso país. Temos de ter coragem para implantar uma reforma administrativa, respeitando os servidores, mas também impondo regras, visando à rapidez e à celeridade dos processos”, enfatizou.
 
O gestor goiano lembrou que, ao assumir o governo em 2019, o Estado de Goiás estava com as contas públicas em desordem e que foi preciso um grande controle fiscal para sanar o problema. “Caso contrário, estaríamos nos afogando diante de um volume de dívidas que hoje extrapola a capacidade de arrecadação do estado”, pontuou, ao comentar a necessidade de fazer uma escolha criteriosa nas secretarias estaduais.
 
Caiado comentou ainda que encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta terça-feira (25), o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo de Estabilização Econômica (FEG). A iniciativa reserva 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás para a criação de uma reserva emergencial a ser utilizada em situações de crises climáticas ou adversidades financeiras. “Teremos uma estrutura capaz de sustentar a economia e garantir a tranquilidade de todos os goianos”, explicou.
 
Evento
A iniciativa reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais para debater os caminhos da reforma administrativa, apresentando soluções práticas para modernizar o setor público. O congresso tem como objetivo apontar os riscos do atual modelo administrativo e os desafios fiscais do Brasil, mobilizando autoridades e entidades em apoio à reforma administrativa.
 
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltou que a sociedade brasileira demanda, cada vez mais, eficiência, transparência e melhores serviços públicos. “O Estado precisa acompanhar essas expectativas, sendo mais leve e ágil. Por isso surge a necessidade da reforma administrativa, para tornar o setor público funcional, equilibrado e conectado com as necessidades da população e da economia”, comentou, ao enfatizar o sucesso da gestão goiana. “Goiás hoje desponta no campo do desenvolvimento econômico, comércio, agricultura e indústria.”
 
O ex-presidente Michel Temer comentou sobre a importância de se formatar um projeto geral de reforma administrativa, pautado na história da meritocracia. “Acho que não é fácil, mas também não é impraticável”, disse. Já o ministro do TCU, Augusto Nardes, frisou que é necessário reinventar o país na questão da infraestrutura e da educação. “Temos que reformar o Estado para torná-lo dinâmico e eficiente”, reforçou.
 
O deputado federal Zé Trovão, idealizador do evento, parabenizou Caiado pela gestão de excelência à frente de Goiás. “É um governador de reformas, de transformação, de condução de um estado que foi pego deficitário e será entregue superavitário. Sua presença aqui enriquece a discussão e a criação do grupo de trabalho para que possamos fazer uma reforma administrativa que realmente atenda aos interesses do povo, das indústrias e também do Governo Federal”, afirmou.
 
O encontro abordou temas como os caminhos legislativos para a modernização estatal, a situação das contas públicas, o diagnóstico das condições macroeconômicas para o crescimento da economia e da produtividade do país e as oportunidades para o setor produtivo a partir das reformas estruturantes. O evento é promovido ainda pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP), pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) e pelo Ranking dos Políticos, contando com o apoio de dezenas de empresas e entidades.

Leia mais:
Governo de Goiás abre vagas para Aluguel Social em mais sete municípios

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351