A Redação
Goiânia - O vereador Geverson Abel apresentou duas emendas ao Projeto de Lei Complementar nº 25/2024, durante tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Goiânia. As propostas buscam garantir equilíbrio tributário e mais transparência na aplicação dos recursos arrecadados com a Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização (TRCF), vinculada à Agência de Regulação do município.
O projeto, de iniciativa do Poder Executivo, propõe a majoração da alíquota da TRCF para 1,5% sobre a receita líquida das empresas reguladas. Para evitar a aplicação imediata da nova alíquota, o vereador propôs uma emenda supressiva, que retira do texto o dispositivo que autorizava a cobrança ainda no exercício de 2025, preservando o princípio constitucional da anterioridade tributária.
Além disso, foi apresentada uma emenda aditiva, acatada pelos membros da Comissão, que insere três dispositivos na Lei Complementar nº 344/2021, estabelecendo:
-
A destinação de 30% da arrecadação da TRCF para regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica;
-
-
A publicação trimestral de relatórios financeiros e de ações regulatórias no site da AR e da Câmara;
-
-
A realização de audiência pública anual para prestação de contas da Agência perante a sociedade.
Para o vereador Geverson Abel, a medida é fundamental para aproximar a gestão da AR da população. “Estamos falando de uma taxa que pode movimentar valores significativos. Por isso, é essencial que o contribuinte tenha acesso claro a como esse dinheiro está sendo arrecadado e onde está sendo aplicado. A transparência é o melhor antídoto contra o mau uso do recurso público”, destacou.
Leia mais:
Prefeitura intensifica fiscalização a comércios irregulares em Goiânia