Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

INTERNACIONAL

Trump isenta tarifas recíprocas sobre smartphones e computadores

Medida tem efeito retroativo a partir do dia 5 | 13.04.25 - 10:02 Trump isenta tarifas recíprocas sobre smartphones e computadores Trump isenta tarifas recíprocas sobre smartphones e computadores. (Foto: Reprodução)

São Paulo O governo dos Estados Unidos anunciou a isenção de smartphones, computadores e outros eletrônicos das tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente Donald Trump na semana passada. A medida foi divulgada pela Alfândega e Proteção das Fronteiras dos EUA na noite de sexta-feira (11/4) e tem efeito retroativo a partir de 5 de abril.
 
Ao todo, a agência listou 20 categorias de produtos, incluindo o código 8471, bastante amplo, para todos os computadores, laptops, unidades de disco e processamento de dados automático. Também incluiu dispositivos semicondutores, equipamentos, chips de memória e monitores de tela plana.
 
Com a decisão, os produtos ficam de fora das tarifas de 145% impostas à China, que é o principal polo de produção de eletrônicos como o iPhone, e da taxa adicional de 10% aplicada à maioria dos países. 
 
Porém, segundo a Bloomberg, a suspensão das tarifas pode ser temporária. De acordo com a agência de notícias, os produtos alvos da isenção podem ser taxados com alíquotas diferentes em breve, mas provavelmente mais baixas que a taxa atual imposta à China.
 
O comunicado da Alfândega e Proteção das Fronteiras dos EUA não forneceu uma explicação para a ação do governo Trump, mas a exclusão dos produtos do plano tarifário deve proporcionar um alívio às principais empresas de tecnologia dos EUA, incluindo a Apple e a Dell Technologies e inúmeros outros importadores.
 
Desde março, a Apple fretou aviões cargueiros para transportar 600 toneladas de iPhones, ou até 1,5 milhão de unidades do smartphone, da Índia para os Estados Unidos, para ‘driblar o tarifaço’ de Trump.
 
Analistas alertaram que os preços de iPhones nos EUA poderiam aumentar, dada a alta dependência da Apple em relação às importações da China, o principal centro de fabricação dos dispositivos, que está sujeito à maior sobretaxa de Trump, de 145%. Essa sobretaxa é muito maior que os 26% de imposto de importação cobrados da Índia na época em que os embarques dos aparelhos foram feitos. (Agência Estado)

Leia mais:
Trump diz que EUA devem firmar acordo com a China e com países afetados por tarifas
'Agora temos piso temporário de 10% nas tarifas recíprocas, diz secretário do Tesouro dos EUA
Trump eleva tarifa contra China para 125% e reduz tributação a outros países

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351