A Redação
Goiânia - Com impacto direto na melhoria da rotina da população, o Projeto de Gestão para Redução de Obstrução em Rede Coletora de Esgoto (Grorce), da Saneago, reduziu em quase 30% as ocorrências de obstrução e extravasamento em redes coletoras de esgoto em Ceres. Além disso, o tempo médio para desobstrução caiu de quase 5 horas, em 2023, para apenas 1 hora e 22 minutos em 2024.
O programa piloto foi colocado em prática em Ceres ao longo do ano de 2024 e contribuiu ainda para a realização de quase 300 novas ligações de esgoto no município ao longo de 2024. Os números alcançados demonstram o potencial transformador da iniciativa, que já está pronta para expansão às demais unidades operacionais da Companhia.
Os avanços operacionais vieram acompanhados de ações comerciais, infraestrutura e monitoramento detalhado por meio dos Poços de Visita e Inspeção (PVIs), que permitem identificar e resolver rapidamente irregularidades na rede. Em casos como o descarte irregular de resíduos industriais, por exemplo, os PVIs viabilizam a atuação imediata da equipe técnica, garantindo maior proteção ao meio ambiente e à saúde pública.
No eixo socioambiental, o projeto atendeu cerca de 850 alunos da rede pública e privada com palestras e atividades educativas sobre uso adequado da rede coletora e conscientização ambiental.
Iniciativa completa e inovadora
O Projeto Grorce é pioneiro na Saneago e tem como objetivo reduzir as obstruções na rede coletora de esgoto, minimizando os extravasamentos de esgoto doméstico e melhorando a qualidade do efluente que chega à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Além disso, ele integra melhorias na infraestrutura, monitoramento constante da qualidade do efluente, avanços comerciais e ações de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, consolidando-se como uma iniciativa completa e inovadora.
A iniciativa nasceu da necessidade de padronizar operações e evitar manutenções emergenciais constantes. Com mapeamento da rede, manutenção preventiva e monitoramento diário, a Saneago conseguiu reduzir custos e aumentar a eficiência dos serviços prestados.