Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Objetivo é instalar LED em toda a cidade | 23.04.25 - 17:14
Setor Garavelo com 100% de iluminação de LED (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Aparecida de Goiânia colocou em execução, dentro da Gestão Leandro Vilela, o programa Ilumina Aparecida. Por meio de Parceria Público-Privada firmada entre a Prefeitura e o Consórcio Luz Pública Aparecida, é realizada desde então a troca de todo o parque luminotécnico da cidade, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED.
O Setor Garavelo, um dos bairros mais populosos de Aparecida de Goiânia, foi o primeiro a ter todas as ruas iluminadas 100% com tecnologia LED. Ao todo, 1.980 pontos foram modernizados, incluindo a Praça da Juventude, transformando completamente o cenário noturno da região.
A modernização, iniciada no dia 17 de março, já beneficiou também bairros como Cidade Vera Cruz (1.819 pontos), Jardim Tiradentes (1.008), Aeroporto Sul (783) e Madre Germana (403), somando até o momento 5.993 novos pontos de LED. Os próximos setores a receberem as melhorias são Chácara São Pedro (755 pontos), Santa Luzia (698) e Parque das Nações (669). As equipes começam as trocas na noite desta quarta-feira, 23.
O Programa Ilumina Aparecida prevê a substituição de 60 mil luminárias até o fim de 2025, podendo chegar a 73 mil pontos ao longo do contrato de 24 anos. O investimento inicial é de R$ 160 milhões, com projeção total de até R$ 581 milhões sem aumento contratual.
“Estamos promovendo um avanço histórico na infraestrutura urbana de Aparecida. A modernização da iluminação pública com tecnologia LED representa mais segurança, mais qualidade de vida e uma economia significativa para os cofres públicos. Essa nova iluminação será referência em Goiás”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Além da redução de até 75% no consumo de energia, as novas luminárias contam com tecnologia para controle de intensidade, detecção de falhas em tempo real e, futuramente, poderão transmitir dados e imagens, contribuindo para o monitoramento urbano e segurança pública.