Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Audiência pública será realizada em maio | 24.04.25 - 12:44
Marussa Boldrin (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) aprovou na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, o Requerimento nº 44/2025, que propõe a realização de audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional do Alho Brasileiro, a ser celebrado anualmente em 19 de abril.
A proposta visa reconhecer a importância econômica, social e cultural da cadeia produtiva do alho no país, destacando o papel dos agricultores familiares e da produção nacional frente à crescente concorrência com o produto importado.
“O alho brasileiro é mais que um ingrediente essencial na nossa culinária. Ele representa trabalho, tradição, geração de renda no campo e o esforço contínuo de produtores que enfrentam desafios como a concorrência desleal do alho estrangeiro”, destacou a parlamentar.
Cadeia produtiva em crescimento
Segundo dados da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), o Brasil consome cerca de 300 mil toneladas de alho por ano, sendo 60% supridos por produção interna, concentrada nosEestados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa cadeia produtiva emprega cerca de 300 mil pessoas e cresce a uma taxa média de 15% ao ano, impulsionada por avanços tecnológicos.
Além da relevância econômica, o alho é também um símbolo da agricultura familiar, sendo cultivado em mais de 18 mil hectares pelo país. O valor de sua produção saltou de R$ 1,2 bilhão em 2019 para R$ 2,1 bilhões em 2023, segundo o IBGE.
Mesmo com sua expressiva contribuição, o setor enfrenta desafios como a importação de alho subsidiado, principalmente da China e da Argentina, que compromete a competitividade do produto nacional.
A audiência pública deverá reunir representantes da Anapa, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Instituto Pensar Agro (IPA). A data da audiência é dia 8 de maio às 9h da manhã.