A Redação
Goiânia - O Governo de Goiás entrega três novas estações do Eixo Anhanguera, sendo elas as estações HGG, José Hermano e Rua 7, nesta sexta-feira (25/4), em Goiânia. O evento conta com a presença do secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano da Rocha Lima, e do presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa.
As estações estavam previstas para serem inauguradas em 7 de maio. Com isso, iniciam-se as obras das últimas três estações do BRT Leste Oeste (Eixo Anhanguera): Capuava, Cascavel e Rua 8, com previsão de término para o final de julho de 2025, concluindo assim as 19 estações do Eixo Anhanguera.
As novas estações do BRT Leste Oeste foram pensadas para proporcionar mais segurança, conforto e comodidade, além de acessibilidade a pessoas com deficiência. A nova estrutura, muito mais moderna e funcional, conta com novos aparatos de iluminação, câmeras de reconhecimento facial, monitoramento 24h, wi-fi, displays e totens eletrônicos e profissionais capacitados para orientar e auxiliar os usuários durante todo o período operacional.
Além disso, as novas Estações seguem o padrão arquitetônico do BRT mais verde do Brasil, adotando a cor verde como marca da sustentabilidade no sistema metropolitano. A reforma de seis terminais e a substituição gradual da frota por veículos elétricos e a diesel Euro 6, menos poluentes, também integram o projeto Nova Anhanguera, com previsão de conclusão até o final de 2026.
Investimento histórico
A modernização da Nova Anhanguera faz parte do projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, destinados à reestruturação de terminais, estações e renovação da frota. A iniciativa vai beneficiar diretamente as cerca de 150 mil pessoas que utilizam diariamente o corredor do Eixo Anhanguera.
Leia mais:
“Vamos renovar 100% da frota de ônibus até 2026”, afirma Daniel Vilela