A Redação
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendeu o respeito autonomia dos municípios e criticou a concentração de poder na capital federal, nesta quinta-feira (24/2), na XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, em Brasília. “Luto para que não se retire a prerrogativa dos municípios. Se somos um Estado federado, temos que respeitar as unidades estaduais e municipais. Quanto mais se concentra o poder em Brasília, mais se retira a capacidade de legislar. Essa é a realidade que venho alertando”, afirmou Caiado.
A presença do governador foi destacada pelo presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti (Iraí/RS). “Caiado já participou da UVB como deputado, senador e agora como governador. Ele representa o municipalismo que defendemos. Sua presença traz ânimo e reforça a importância dos agentes políticos municipais”, disse.
O evento, considerado o maior encontro de legislativos municipais da América Latina, reúne lideranças de diversas correntes partidárias com o objetivo de fortalecer o papel das câmaras municipais e valorizar o municipalismo. A Marcha é organizada anualmente pela Plenária Assessoria em parceria com a UVB.
Durante sua fala, Caiado reforçou a necessidade de parceria entre estados e municípios. “Só se é um bom governador se houver capilaridade, como a de um vereador. É preciso governar com prefeitos, vereadores e deputados, entendendo que não se é dono da caneta. Assim, os benefícios chegam à população”, afirmou.
O painel do governador teve como tema a Reforma Tributária, ponto em que ele intensificou suas críticas ao modelo atual. Ao final, Caiado foi cercado por vereadores de várias regiões do país, que pediam fotos e vídeos. A movimentação gerou aglomeração e dificultou sua saída do local.
Leia mais:
Caiado critica projeto de lei que pode aumentar o custo da energia no país