A Redação
Goiânia - O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta sexta-feira (25/4), que irá encaminhar mais duas parcelas do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie), ainda em 2025, para a melhoria de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em Goiânia. O anúncio foi durante visita ao Cmei Jardim Mariliza. Na ocasião, Mabel destacou a importância do Pafie. Neste ano a prefeitura já enviou recursos duas vezes, em fevereiro e em abril. Até agora já foram aplicados mais de R$ 23,2 milhões.
"Visitando essa unidade aqui no Mariliza observamos que as diretoras conseguem realizar os investimentos que são necessários para melhorar a infraestrutura e a qualidade da educação, permitindo que as escolas utilizem os recursos com autonomia, o que é o mais importante." Mabel reforçou que pretende ampliar esse projeto porque a melhora é visível.
As declarações foram dadas durante a segunda edição do "Criancidade", realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para promover a participação dos alunos na gestão pública e no planejamento urbano. A iniciativa busca ouvir e dialogar com as crianças sobre o espaço urbano e a gestão pública, incentivando a participação cidadã desde cedo.
Nesta edição, alunos de 3 e 4 anos apresentaram seus pedidos para uma cidade melhor. Entre as demandas, melhoria de praças, parques e até das linhas de ônibus. "Utilizando a linguagem delas, as crianças falam o que precisam e nós podemos ouvir e atuar. O prefeito acolheu, anotou e pediu providências para todas as demandas", destacou a secretária Giselle Faria, titular da SME.
O vereador Wellington Bessa participou da agenda. Quando as crianças pediram benfeitorias no parquinho do Cmei, ele afirmou que destinou emenda impositiva para ser aplicada na unidade. "O investimento que se faz na educação é o que nos traz os melhores retornos e resultados. Vou continuar trabalhando para que nossas crianças tenham cada vez melhores condições de educação em Goiânia”, garantiu.
O programa inclui atividades para fortalecer o vínculo delas com a cidade e o prefeito fez questão de conversar e ouvir todas as demandas. Ele ainda conversou com os alunos sobre como descartar o lixo. "Projetos como este são muito importantes porque colocam as crianças como protagonistas da sua história e como atores principais da nossa cidade", disse Mabel.
Leia mais:
Mabel lança credenciamento para entidades socioassistenciais