A Redação
Goiânia - Com ênfase na educação como base para a transformação da cidade, a vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira, abriu neste sábado (26/4) o 35º Mutirão na Região Oeste "G" no Residencial Buena Vista. Durante o evento, ela reforçou a campanha de conscientização sobre descarte correto de lixo, lançada mais cedo pelo prefeito Sandro Mabel. "Além dos temas curriculares que são tratados, nós temos vários temas transversais, e o cuidado com a cidade é um deles", destacou. "Então, vamos colocar o lixo no lixo, vamos cuidar da nossa cidade", concluiu, convidando a população à ação.
A coronel Cláudia lembrou que a ação é também uma campanha educativa, que vai passar pelas escolas, para conscientização de crianças e adolescentes. “Queremos transformar a nossa cidade, que está deixando de ser uma das mais sujas do país para ser uma das mais limpas. Vamos juntos nesse desafio”, convocou, acrescentando que é preciso haver responsabilidade compartilhada entre poder público e comunidade. “Tudo passa pela educação; a transformação do ser humano passa pela educação. O povo educado é que vai progredir, e isso é qualidade de vida”.
O vereador Anselmo Pereira assegurou que a Câmara de Goiânia continuará atuando como parceira das grandes ações da Prefeitura. “É uma gestão que resolve o problema da comunidade. Vem, ouve, como hoje aqui, e entrega o serviço”, afirmou. O vereador Bessa agradeceu a realização do mutirão no Residencial Buena Vista. “É muito importante para a nossa comunidade receber os serviços públicos; é essencial que essas ações sejam feitas em cada canto da cidade”, definiu. Também participaram da abertura os vereadores Tião Peixoto e Juarez Lopes.
Atendimento
O atendimento à população, das 8h às 12h, ficou concentrado na Escola Municipal Residencial Buena Vista IV, com diversos serviços oferecidos pelos órgãos municipais, focando em áreas como assistência social, saúde, limpeza urbana e mobilidade.
A população tem acesso a serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, consultas médicas e oftalmológicas, orientação sobre ISTs (hepatites virais, sífilis e HIV), prevenção ao Aedes aegypti, Telematrícula, Bolsa Família, Sine Móvel, atendimentos psicológico, jurídico e social, CadÚnico, emissão de Carteira do Autista e do Idoso, vacinação antirrábica e inscrições para cursos de qualificação profissional, entre outros. Também são oferecidas consultas veterinárias para cães e gatos.
Durante o mutirão, a Prefeitura executa serviços de varrição mecanizada, remoção de entulho, coleta de lixo doméstico e seletiva, manutenção de erosões e alagamentos, limpeza de bueiros e bocas de lobo, além de adaptações em vias urbanas e sinalização viária.