A Redação
Goiânia - A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) apresentou, na segunda-feira (28/4), na Câmara dos Deputados, projeto de lei, de sua autoria, que institui o dia nacional de conscientização sobre a doença herpes-zóster.
A parlamentar também manifestou gratidão ao ministro Alexandre Padilha (Saúde) e ao presidente Lula pelo início do processo de incorporação da vacina contra herpes-zóster, doença também conhecida como cobreiro, ao SUS (Sistema Único de Saúde), a seu pedido.
O assunto foi tratado pela deputada com o ministro da Saúde, em audiência na terça-feira passada (22/8). A previsão é que o processo seja concluído no ano que vem, segundo técnicos do Ministério da Saúde.
Adriana foi hospitalizada por cinco dias com herpes-zóster na cabeça, em março último. Atualmente, a vacina está disponível apenas na rede particular a um alto custo (as duas doses podem chegar a R$2 mil).
"Eu quero agradecer ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por ter recebido este meu pedido e ao presidente Lula, que autorizou que a vacina para a prevenção do herpes-zóster passe a ser fornecida pelo SUS, gratuitamente, para todas as pessoas que têm essa indicação clínica", observou.
Segundo a parlamentar, a enfermidade é pouco conhecida e pode apresentar sequelas graves como surdez, cegueira, paralisia facial, danos neurológicos etc.
O objetivo do projeto de lei é divulgar informações corretas como causas e consequências, além de estimular a prevenção e o tratamento imediato. "É preciso que as pessoas tenham conhecimento para que possam buscar atendimento médico o mais rápido possível e evitar sequelas graves, mas, principalmente, para que possam se vacinar", explicou.