A Redação
Goiânia - O projeto ''Cantando e Brincando'' prevê um atendimento para 6,7 mil crianças da rede municipal de educação até o final deste ano. A ação oferece apresentações musicais e de expressão corporal, realizadas pela professora e cantora Luíza Rabelo, às crianças da Educação Infantil. Crianças atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cmei Minervina de Sousa e Recanto das Minas Gerais, em Goiânia, participarão de apresentações musicais nesta quarta-feira (30/4), por meio do projeto.
Trata-se de uma ação de musicalização para proporcionar às crianças os direitos de aprendizagem previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. As músicas e brincadeiras promovem o desenvolvimento corporal, gestual e motor, além de ampliar o acesso a conhecimentos culturais e científicos, previstos no Documento Curricular da Educação Infantil da SME de Goiânia/2020.
Cantando e aprendendo
Em relação ao projeto, há dois momentos ou formatos a serem desenvolvidos, após uma acolhida brincante com as crianças. No primeiro momento, trabalha-se o corpo, gestos e movimentos, utilizando a ludicidade com músicas dos álbuns “Brincadeira de Criança I e II”, de Luíza Rabelo, bem como repertórios infantis significativos (universais), selecionados e ampliados ao longo das ações. O segundo momento é uma apresentação de um show (Brincadeira de Criança) interativo.
Luíza Rabello diz que se sente realizada em poder possibilitar novas aprendizagens, por meio da música. Além do valor estético, proporcionado nas apresentações, a musicalização torna-se, também, um rico instrumento para ampliar e enriquecer o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.
Leia mais:
Cine Teatro São Joaquim oferece programação gratuita no fim de semana