A Redação
Goiânia - O prefeito Sandro Mabel, em visita à embaixada da Austrália no Brasil, em Brasília, nesta terça-feira (29/4), conheceu detalhes do modelo de revitalização do centro de Melbourne, capital do estado de Vitória, em busca de boas referências para aplicação na requalificação do centro de Goiânia. Mabel, acompanhado de secretários municipais, foi recebido pela embaixadora Sophie Davies, que apresentou à comitiva detalhes dos investimentos realizados na cidade australiana.
A revitalização do centro de Melbourne se deu por meio do projeto “Plan Melbourne 2017-2050”, que prioriza uma cidade com bairros inclusivos, vivos e sustentáveis, promovendo a vida urbana a pé ou de bicicleta. De igual forma, a cidade australiana também passa pela implementação de um sistema eficiente de transporte público, com ciclovias, mobiliário urbano e renovação de calçadas.
“Hoje, em Brasília, tivemos uma excelente conversa com a embaixadora da Austrália no Brasil, Sophie Davies. Junto aos nossos secretários municipais, discutimos parcerias e iniciativas que podem gerar desenvolvimento, inovação e mais oportunidades para nossa população”, disse Mabel após o encontro em Brasília, em vídeo gravado ao lado da embaixadora, explicando que o modelo adotado por Melbourne lhe chamou a atenção, assim como a urbanização do centro de Salvador, cidade que visitou o início deste mês.
À embaixadora, Mabel manifestou interesse em estabelecer intercâmbio com a Austrália, que possam impulsionar o desenvolvimento de Goiânia, em áreas como tecnologia e inovação, entre outras. O prefeito fez um resumo das ações já implementadas desde que assumiu a prefeitura de Goiânia, em segurança pública, trânsito e mobilidade, sistema público de transporte e monitoramento de eventos climáticos para evitar alagamentos e transtornos para a população, além do turismo. “Goiânia pulsa turismo na cidade, por meio de eventos musicais, impulsionado, entre outros, pelo gênero sertanejo, além do turismo religioso e de negócios, que movimentam a nossa cidade. Por isso, queremos entender como vocês trabalham para incrementar o turismo, atrair investimentos e executar ações de forma planejada”, disse.
“Também queremos entender com vocês sobre atração do turismo, investimentos, planejamento urbano, e demais assuntos que possam resultar em melhoria da qualidade de vida dos goianienses”, pontuou o prefeito. “Queremos investir no sistema meteorológico voltado para a cidade, para resolvermos esses problemas pontuais. Temos atuado nas áreas para proporcionar segurança em casos de alagamento, por isso, temos trabalhado muito para fazer mais pela cidade”, afirmou Mabel.
Sophie Davies quis saber do prefeito Sandro Mabel como poderia colaborar com a sua equipe sobre os assuntos abordados durante o encontro e se propôs a ouvir os secretários. Destacou que a Austrália implementou, em 2014, planos e iniciativas em educação, migração e tecnologia, entre outras áreas, como investimentos na indústria de minerais e de energia renovável. “O sistema público integra ônibus e o sistema ferroviário, onde se prioriza muito a natureza, a rede de parques e espaços verdes. Também estamos interessados em renovar o centro urbano das cidades. Morei em Melbourne e todos os esforços foram dedicados para isso, com valorização de paisagens naturais da cidade”, explicou.
Em relação à requalificação do centro de Melbourne, a embaixadora destacou a importância de promover o acesso à moradia, com serviços e ações públicas que possam atrair para esses locais. “Levar pessoas para o centro é fundamental”, ressaltou Sophie Davies. Durante a visita, foi explanado que Goiânia subsidia o transporte público em 42% para população de baixa renda, o que tem permitido a manutenção no preço da passagem em R$ 4,30, assim como também a renovação da frota de ônibus, em conjunto com o governo de Goiás. A política de subsídio abrange todo o sistema da rede metropolitana de transporte coletivo.
As melhorias em trânsito e mobilidade em Goiânia também incluem a metronização do sistema BR, para dar mais eficiência ao transporte público da capital, fazendo com que os veículos circulem de forma contínua como um metrô.
Art Déco
A titular da Agência Municipal de Turismo e Eventos, Narcia Kelly, apresentou à embaixadora a campanha Goiânia Art Déco – 100 anos, lançada nesta segunda-feira (28/4) pelo prefeito Sandro Mabel, na Antiga Estação Ferroviária.
A campanha chama a atenção para um dos estilos arquitetônicos e artísticos mais marcantes do século XX. Mais que um movimento estético, o Art Déco tornou-se parte da identidade urbana da capital goiana, moldando sua paisagem, cultura e história.