José Abrão
Goiânia – Nos dias 22 e 23 de maio, Goiânia vai sediar o 27º Econ – Encontro de Condomínios, promovido pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi-GO). O evento contará com palestras de especialistas renomados, troca de experiências e conteúdo exclusivo voltado ao aprimoramento da gestão condominial.
Entre os palestrantes está a advogada Carla Sahium Traboulsi, especialista em Direito Imobiliário, Conciliação e Arbitragem. Ela também é diretora do Secovi-GO, diretora do Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).
Segundo Carla, o evento busca destacar os principais debates atuais na área condominial, como a sustentabilidade e formas de integrá-la ao cotidiano dos condomínios. Ela explica que o Direito Condominial está presente no dia a dia e que encontros como o Econ ajudam a encontrar soluções práticas.
“A cidade é um grande condomínio, concorda? Nós temos nossas regras, nossos direitos, nós vivemos em um condomínio. Precisamos estabelecer como viver melhor neste condomínio”, resume. Sua palestra abordará justamente como implementar a sustentabilidade na vida condominial. “Sustentabilidade às vezes nos parece uma palavra tão distante. Podemos ter atitudes muito importantes dentro do condomínio, atitudes que podem ajudar toda a cidade. Hoje temos condomínios com centenas de pessoas, então até a menor das atitudes pode ter um impacto maior”, comenta.
Carla Sahium (Foto: Anna Stella/A Redação)
Um exemplo prático é a forma como cada condomínio gerencia o lixo, reaproveita a água da chuva no paisagismo ou se prepara para instalar painéis solares, entre outras iniciativas. “Várias ações desses condomínios impactam não só ali, mas toda a sociedade. É uma forma de se comprometer com a coletividade, com mais participação”, avalia Carla.
Ela destaca que um dos desafios é adaptar prédios antigos e conscientizar gerações mais velhas sobre a importância dessas mudanças. “Existe um convencimento muito rápido que se chama valor da taxa de condomínio”, explica, ressaltando que essas adequações, além de sustentáveis, reduzem os custos de manutenção. “O importante para o gestor é que ele conheça suas necessidades e converse com os condôminos. Precisamos entender as necessidades reais de cada condomínio. É preciso lavar a calçada com água? Hoje já existem formas melhores de lidar com isso”, exemplifica.
Por isso, o Econ, como explica a advogada, não é voltado apenas para síndicos e advogados, mas também para condôminos e construtores que queiram conhecer “atitudes que vão ajudar toda a cidade, porque o que a gente precisa compreender é que não temos só a parte comum do condomínio, temos a nossa casa. Não adianta querer uma cidade limpa sem contribuir para isso. Vai muito de desenvolver uma consciência coletiva”, pontua.
Carla é, inclusive, síndica em seu próprio prédio: “Justamente porque quero aprender a cada dia. Não adianta falar daquilo que eu não conheço. Entendo isso como uma necessidade para o crescimento. É preciso conhecer os conflitos que acontecem. Você tem todo tipo de conflito dentro de um condomínio, então vejo isso como uma necessidade para que eu possa aprender e colocar em prática”, afirma.
Ela comenta que, atualmente, o papel do síndico se transformou, exigindo mais preparo e visão de gestão. “Ele tem que saber de governança. A prevenção de conflitos também é uma atitude sustentável. Hoje, você precisa levar em consideração outros fatores na hora de lidar, por exemplo, com um problema de barulho entre vizinhos. Precisamos estar preparados”, conclui.
Serviço
Econ 27: 22 e 23 de maio de 2025
Localização: Centro de Eventos – WTC World Trade Center Goiânia – Setor Marista
Horários:
Quinta-feira (22/): Das 8h às 18h
Sexta-feira (23/05): Das 8h às 18h
Prazo de inscrição: Até 22 de maio;
Link da inscrição
Leia mais
Dia do Cooperativismo de Aparecida abre temporada de comemorações em 2025