A Redação
Goiânia – Uma campanha pela revitalização do Setor Sul, em Goiânia, está mobilizando moradores e coletivos locais. A proposta prevê a manutenção comunitária e sustentável da arquitetura paisagística da região, com foco na valorização da arte urbana, da cultura local e da sociabilidade pública. A iniciativa também visa promover ações de educação patrimonial e incentivar o turismo cultural e ambiental.
A ação é liderada pelo urbanista e ambientalista Fred Le Blue, em parceria com o Coletivo Centopeia e a Associação Pró-Memória do Setor Sul (ApraSul). O grupo está recolhendo assinaturas para apoiar as propostas, que serão apresentadas à Câmara Municipal e ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Segundo Le Blue, o objetivo central é resgatar a identidade original do bairro, que foi planejado sob o conceito de cidade-jardim. “Estamos divulgando o bairro para moradores dele e de outros, para turistas, lideranças políticas e sociais, pesquisadores. A ideia é convidar também a população para uma participação cívica maior em sua associação para discutirmos os dilemas contemporâneos do território”, afirma.
O urbanista também chama atenção para a descaracterização progressiva da região, hoje marcada por vandalismo, acúmulo de entulho, lixo e mato alto. A campanha busca engajar a comunidade e o poder público em soluções culturais, urbanísticas e patrimoniais para transformar o Setor Sul de forma coletiva e sustentável.
As propostas completas podem ser acessadas no
link.
Leia mais
Nova edição do Cidade Rock traz show com canções inéditas da Rollin’ Chamas