A Redação
Goiânia - Diretores, coordenadores e professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) vão participar a partir desta terça-feira (6/5), às 13h30, de mais uma edição do projeto Tessituras Pedagógicas: diálogos e ações com quem atua na Educação Infantil. O encontro discute práticas de linguagem previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na oralidade, leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.
A formação será conduzida pelo professor doutor Romilson Martins Siqueira e pela professora Sandra Gomide, ambos da equipe da Gerein. Eles abordarão temas como a mediação das diversas linguagens — oral, escrita, corporal, musical, plástica e matemática — e a forma como as crianças constroem saberes e se apropriam da cultura em suas vivências no mundo físico e social.
Sobre o projeto
O projeto Tessituras Pedagógicas realiza encontros mensais, de março a novembro, voltados a coordenadores, apoios pedagógicos e professores da rede municipal. Entre as temáticas já discutidas estão: o cotidiano da Educação Infantil, literatura antirracista, a percepção dos bebês sobre o mundo, a primeira infância, o brincar como expressão e a construção do conhecimento.
O encontro desta terça-feira aprofunda a proposta da BNCC relacionada aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. De acordo com o documento, “na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências que promovem o desenvolvimento nos diversos campos de experiências, tendo as interações e o brincar como eixos estruturantes”.
Programação – Maio/2025
Projeto Tessituras Pedagógicas: diálogos e ações com quem atua na Educação Infantil
* 6/5 (terça-feira) – 13h30
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC – sala 302
* 7/5 (quarta-feira) – 8h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC – sala 302
* 12/5 (segunda-feira) – 13h30
Local: CRE Jarbas Jayme
* 14/5 (quarta-feira) – 13h30
Local: CRE Jarbas Jayme