Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

EM GOIÂNIA

Polícia resgata casal de idosos em situação de abandono no Jardim Curitiba

Vítimas moram com os filhos | 05.05.25 - 21:57 Polícia resgata casal de idosos em situação de abandono no Jardim Curitiba Polícia resgata casal de idosos em situação de abandono no Jardim Curitiba. (Foto: Divulgação PCGO)
 
A Redação

Goiânia
- A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), deflagrou, na última sexta-feira (2/5), mais uma fase da Operação Resgatados, com o objetivo de apurar denúncias de maus-tratos, negligência e violência patrimonial contra pessoas idosas. Durante uma das ocorrências, motivada por uma denúncia anônima, a equipe resgatou duas pessoas em uma casa no Setor Jardim Curitiba, em Goiânia.

Segundo a corporação, o casal, de 72 e 82 anos, respectivamente, foram encontrados em condições degradantes, sem os devidos cuidados dos filhos, que também residem no local. A idosa, por exemplo, diagnosticada com demência, estava completamente nua, caída no chão há vários dias, em meio a fezes e urina, sem qualquer tipo de assistência, higiene ou alimentação adequada.

Questionado sobre a situação, o filho respondeu que “Ela é doida, tem que ficar desse jeito.” Além disso, foi informado que a idosa estaria há cerca de 1 ano sem fazer uso das medicações prescritas para o tratamento da demência.
 
O idoso, por sua vez, sobrevivente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), encontrava-se vulnerável e debilitado e também sem acesso às medicações ou cuidados médicos, por decisão dos próprios filhos. Segundo agentes da Deai, informações indicam ainda que os benefícios previdenciários do casal estariam sendo utilizados pelos filhos em benefício próprio, sem qualquer destinação à saúde ou bem-estar dos pais.
 
Diante da gravidade da situação, a equipe acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a rede municipal de saúde. A idosa foi encaminhada ao Hospital Psiquiátrico Wassily Chuc, localizado em Goiânia, para atendimento especializado.

O idoso teve agendada uma consulta médica para acompanhamento de sua saúde. O caso está sendo apurado como possível crime de maus-tratos, abandono de incapaz e violência patrimonial, conforme previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), e medidas legais estão sendo adotadas para responsabilização dos envolvidos.

Leia mais:
Ação da DPE-GO leva apoio jurídico a pessoas em situação de rua em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351